Quarta, 14 de fevereiro de 2024

(Jl 2,12-18; Sl 50[51]; 2Cor 5,20—6,2; Mt 6,1-6.16-18) Cinzas.

“Pois ele diz: ‘No momento favorável eu te ouvi eu te ouvi, e no dia da salvação eu te socorri’.

É agora o momento favorável, é agora o dia da salvação” 2Cor 6,2.

“O Apóstolo São Paulo mostra um dos aspectos decisivos do seu ministério: ser o embaixador daquele Deus que pede para poder reconciliar-se com todos os homens, no ‘hoje’ que marca as suas vidas: é ‘agora’ o tempo favorável. Esta reconciliação dá-se graças a Jesus Cristo: Este, embora não tenha conhecido o pecado, foi tratado como ‘pecado’ em nosso favor. [Compreender a Palavra:] Hoje, quarta-feira de Cinzas, no momento em que a Igreja convida os Cristãos a iniciar um tempo de jejum e penitência, ecoam as palavras de São Paulo que anuncia o que acontece antes do esforço do homem e que constitui o significado mais profundo do Tempo que estamos a começar a viver. Com efeito, não se trata de quarenta dias nos quais os cristãos se esforçam, com suas boas obras, de ganhar a salvação. Com paixão e veemência o Apóstolo suplica a quem o ouve que se deixe reconciliar com Deus. É esta a origem e o sentido de tudo: é o próprio Deus que em Jesus quer reconciliar todos Consigo, quer mostrar o Seu rosto amável a cada homem e a cada mulher que vivem na terra. Existe um desígnio de amor que Jesus levou a cabo morrendo na Cruz por amor de cada um de nós. Mas existe também um risco: que não nos apercebamos de nada, que deixamos cair no vazio a graça de Deus. Para que isso não aconteça, Ele oferece-nos um tempo especial no qual podemos parar para contemplarmos o Seu amor. Desta contemplação poderá brotar a nossa conversão” (Giuseppe Casarin – Lecionário Comentado [Quaresma - Páscoa] – Paulus).

Pe. João Bosco Vieira Leite