Terça, 05 de dezembro de 2023

(Is 11,1-10; Sl 71[72]; Lc 10,21-24) 1ª Semana do Advento.

“Naquele momento, Jesus exultou no Espírito Santo e disse: ‘Eu te louvo, Pai, Senhor do céu e da terra, porque escondeste essas coisas aos sábios e inteligentes e as revelastes aos pequeninos.

Sim, Pai, porque assim foi do teu agrado” Lc 10,21.

“É esta uma das poucas orações de Jesus conservadas no texto original, e que Jesus pronunciou em voz alta diante dos apóstolos. Diferentemente do ‘Pai nosso’, ao simples vocativo ‘Pai’, acrescenta o título de ‘Senhor do céu e da terra’, que era frequente no judaísmo. Fala-nos Jesus ‘destas coisas’, referindo-se ao reino de Deus, a tudo que Jesus veio revelar-nos. Não resta dúvida alguma de que os caminhos dos homens não são os mesmos de Deus. O profeta Isaías já põe na boca de Javé as afirmações: ‘Pois meus pensamentos não são os vossos, e vosso modo de agir não é o meu, diz o Senhor, mas tanto quanto o céu domina a terra, tanto é superior à vossa a minha conduta e meus pensamentos ultrapassam os vossos’ (Is 55,8-9). E no salmo nos afirma: ‘Porque tanto os céus distam da terra, quanto sua misericórdia é grande para os que o temem’ (Salmo 102,11). O único caminho para se encontrar Deus é a humildade: assim lemos no livro dos Provérbios 3,34: ‘Se ele escarnece dos zombadores, concede a graça aos humildes’; texto que, quando São Tiago e São Pedro citam, fazem-no da seguinte forma: ‘Deus resiste aos soberbos, mas dá sua graça aos humildes’ (Tiago 4,6 e 1Pd 5,5)” (Alfonso Milagro – O Evangelho meditado para cada dia do ano – Ave-Maria).

 Pe. João Bosco Vieira Leite