Quarta, 01 de março de 2023

(Jn 3,1-10; Sl 50[51]; Lc 11,29-32) 1ª Semana da Quaresma.

“Com efeito, assim como Jonas foi um sinal para os ninivitas, assim também será o Filho Homem para esta geração” Lc 11,30.

“Também muitos cristãos da atualidade, da mesma maneira como queriam os israelitas que viviam no tempo de Jesus, desejariam ardentemente ver algum sinal visível e maravilhoso para poder seguir Jesus, acreditando nele. Mas a verdade é que em tal circunstância não teriam acreditado em Jesus, mas sim no sinal prodigioso que tivessem presenciado. A Jesus somente se deve seguir pela fé no escuro, mas também com o mérito da fé que somente enxerga através da escuridão ou por enigmas, conforme afirmou São Paulo. Jesus é o sinal de contradição para os homens de todos os tempos: uns o denigrem e outros o perseguem ou simplesmente o desconhecem, e outros o adoram como o Filho de Deus, amam-no e o seguem como a seu Redentor e Mestre de sua vida. Para os verdadeiros crentes, Jesus é o sinal da salvação. Ele é o enviado do Pai para salvar a humanidade e, como diz o apóstolo, em nenhum outro nome nos foi dada a salvação, e sim no nome de Jesus (ver Atos 4,12). O nome de Jesus significa ‘Deus salva’. Porém, ao acrescentar que Jesus é ‘sinal de contradição’, recorda-se que Jesus será para uns, para aqueles que o reconheceram, aceitaram e amaram, causa de salvação; porém, para aqueles que o desconheceram, não o seguiram, não o aceitaram em sua vida, seu próprio ato de rejeição foi e será causa de perdição. Em Jesus está a vida, e de sua vida participam todos os que são predestinados pelo Pai. Ele mesmo já nos advertira que ele é a videira e nós os sarmentos e que somente unidos a ele poderemos dar frutos de graça e de santidade. Por sua vez, medite você bem este parágrafo de São João, no evangelho, tomando as palavras do discurso de Jesus: ‘Permanecei em mim e eu permanecerei em vós. O ramo não pode dar fruto por si mesmo, se não permanecer na videira. Assim também vós: não podeis tampouco dar fruto, se não permanecerdes em mim. Eu sou a videira, vós os ramos. Quem permanecer em mim e eu nele, esse dará fruto; porque sem mim nada podeis fazer’ (João 15,4-5) ” (Alfonso Milagro – O Evangelho meditado para cada dia do ano – Ave-Maria).

Pe. João Bosco Vieira Leite