Segunda, 27 de fevereiro de 2023

(Lv 19,1-2.11-18; Sl 18[19]; Mt 25,31-46) 1ª Semana da Quaresma.

“Quando o Filho do Homem vier em sua glória, acompanhado de todos os anjos,

então se assentará em seu trono glorioso” Mt 25,31.

“’Mas bah, tchê! Tu acreditas mesmo que Jesus um dia virá? Já faz tempo que isso foi prometido, e até agora nada. Tem que ser meio doido das ideias para acreditar nisso...’. Não foi uma vez que, nos tempos em que fui pastor na fronteira do Rio Grande do Sul com o Uruguai, ouvi afirmações como esta. Ainda hoje, volta e meia, pessoas com quem falo afirmam não acreditar na volta de Jesus. A Bíblia Sagrada, que para nós é a Palavra de Deus, afirma que Jesus voltará. Contudo, ela não revela, em momento algum, quando isso irá ocorrer. No Evangelho de Marcos (13,32) está escrito que a respeito do dia ou da hora ninguém sabe, a não ser o próprio Pai. Mas Ele virá e então haverá de separar os cristãos dos descrentes para a vida e morte eterna. O que acabo de afirmar é duro; contudo, não é mentira, é real. E se você e eu cremos em Jesus de fato como o nosso Salvador, o nosso modo de agir certamente o demonstrará. De que forma? Bem, Jesus virá a nós, os seus verdadeiros discípulos, que a prova disso estará naquilo que fizemos ao nosso próximo, a saber, que damos de beber ao sedento, que damos de comer ao faminto, que vestimos o que estava sem roupa, que abrigamos o estrangeiro, que visitamos o doente e aquele que estava preso (leia Mt 25,31-46). Que você e eu, que cremos em Jesus, sigamos sendo discípulos e amando o nosso próximo como a nós mesmos. Amém. – Senhor Jesus, obrigado por me amares tanto ao ponto de dares tua vida para me salvar. Fortalece a minha fé e ajuda-me a amar o meu próximo, demonstrando deste modo que sou teu seguidor. Que eu não feche meus olhos para as necessidades dele, mas que eu o ame assim como eu amo a mim próprio. Amém” (Egon Martim Seibert – Meditações para o dia a dia [2017] – Vozes). Março.

Pe. João Bosco Vieira Leite