Sábado, 11 de fevereiro de 2023

(Gn 3,9-24; Sl 89[90]; Mc 8,1-10) 

5ª Semana do Tempo Comum.

“Jesus mandou que a multidão se sentasse no chão. Depois pegou os sete pães e deu graças,

partiu-os e ia dando aos seus discípulos, para que os distribuísse” Mc 8,6.

“Um grande desafio em diferentes setores é a distribuição. Profissionais pensam e repensam a logística da distribuição. Em nosso país há uma desigual distribuição de renda, de forma que a diferença entre os ricos e os pobres é muito grande! O texto bíblico de hoje conta de quando Jesus multiplicou os pães e alimentou a multidão. Destaco a palavra distribuição; isto porque Jesus realizou o milagre, mas pediu que os discípulos ‘distribuíssem’ os pães. O mesmo versículo confirma o fato de que os discípulos cumpriram a ordem. Eles distribuíram ao povo!” O dilema da fome continua sobre o nosso mundo, crianças e adultos continuam a morrer de fome. Ateus e agnósticos criticam e acusam a fé cristã, perguntando: ‘Se Deus existe, por que tanta fome e miséria?’ Sabemos que as aflições e dificuldades sempre existirão por causa do pecado. Mas o texto de hoje nos faz refletir sobre o quanto estamos atentos ou talvez desatentos para distribuição. Pesquisadores estimam que hoje produzimos alimentos para suprir quatro vezes a população mundial. Isso nos indica que Deus tem providenciado o pão de cada dia. O problema está na distribuição! A situação se repete no convite à evangelização. O alimento espiritual vivo no seu perdão e graça é preciso ser distribuído. Mas é pontual, aqui, nos fixarmos na ajuda material, destacando-a como parte da missão holística de Deus. De nada adiante desejar a paz se não suprimos as necessidades básicas, pois a fé sem obra é morta. No milagre de Jesus nossa fé é que vivifica. O desafio é distribuir essa Vida! – Gracioso Deus. Obrigado pelo sustento de cada dia. Obrigado por seres o Mantenedor de Tudo! Continues nos auxiliando e alimentando. Sensibiliza-nos a fim de cuidarmos das necessidades uns dos outros. Em nome de Jesus. Amém” (Ismar Lambrecht Pinz – Meditações para o dia a dia [2015] Vozes).     

Pe. João Bosco Vieira Leite