Sexta, 30 de dezembro de 2022

(Eclo 3,3-7.14-17 [ou Cl 3,12-21]; Sl 127[128]; Mt 2,13-15.19-23) 

Sagrada Família de Jesus, Maria e José.

“Mas, sobretudo, amai-vos uns aos outros, pois o amor é o vínculo da perfeição” Mt 2,14.

“Esta frase pode ser entendida em dois sentidos: a caridade resume perfeitamente todas as virtudes; ou, mantendo-se todas unidas entre si, ela conduz à perfeição. O termo latino ‘caritas’ traduz o termo grego ‘ágape’ que expressa aquela forma elevada de amor, todo feito de entrega, de aceitação do outro, de renúncia, de serviço, de compreensão e de perdão. Esta é propriamente a novidade cristã. Jesus nos dá um ‘novo mandamento’: ‘que vos ameis uns aos outros como eu vos amei’. Ele quer que nós sejamos reconhecidos como seus discípulos pelo amor. Para ele, a Lei e os Profetas se resumem no amor a Deus e ao próximo: amar a Deus no próximo e amar o próximo em Deus.O amor será o termômetro de todas as nossas ações; sem ele nada vale; nem mesmo as virtudes infusas e os carismas extraordinários. Paulo deixou-o bem claro no seu famoso hino ao amor (1Cor 13): ‘Se eu falar as línguas dos homens e de anjos, mas não tiver a caridade, sou como bronze que soa e tímpano que retine... Se eu alcançar tanta fé que chegue a transportar montanhas, mas não tiver a caridade, nada sou’. Todas as virtudes humanas só serão realmente virtudes cristãs se passarem pelo crisol da caridade. Imaginemos cada virtude como uma ‘conta’ do nosso rosário. Posso possuir o número exato de contas e não ter o rosário; eles, por si, não fazem. Falta-lhes o ‘vínculo da perfeição’: um fio, um cordão, uma corrente que enlace todas elas, unindo-as entre si. Aí terei o rosário. De igual modo, todas as virtudes, por mais belas que sejam, se não forem vinculadas pelos elos da caridade, permanecerão contas isoladas, sem formar rosário do Cristianismo. – Senhor, São João da Cruz diz no fim do dia seremos julgados pelo amor. Chegamos ao fim do ano... Nosso ano também será julgado pelo amor. Então ensina-nos a amar para não termos surpresas no fim da vida (Geraldo de Araújo Lima – Graças a Deus [1995] – Vozes).     

 Pe. João Bosco Vieira Leite