Quinta, 08 de setembro de 2022

(Mq 5,1-4; Sl 70[71; 12[13]; Mt 1,1-16.18-23) 

Natividade de Nossa Senhora.

“Ela dará à luz um filho, e tu lhe darás o nome de Jesus, pois ele vai salvar o seu povo dos seus pecados” Mt 1,21.

“Tudo o que José queria era livrar-se de Maria, aquela jovem, sua noiva, que na sua opinião o havia traído. Mas não queria difamá-la e muito menos incriminá-la. Com certeza, ele a amava e não lhe queria mal. Em tempo: naqueles tempos, a traição da mulher redundava em apedrejamento. Pois bem, com um enredo inicial de um clássico tango argentino ou de lacrimosa novela mexicana, a história envereda para outro rumo bem diferente, o rumo da redenção da humanidade: José é advertido em sonho de que o menino que estava para nascer era o esperado pelo povo de Israel há centenas e centenas de anos. E era esperado não para ser mais uma grande figura no panteão dos heróis hebraicos como Abraão, Davi ou Moisés, mas para salvar o povo dos seus pecados. Esse negócio de salvar dos pecados naquela hora talvez soasse como algo sem importância, pois o que se queria era salvar dos romanos e da sua fúria arrecadatória, motivo pelo qual os publicanos (cobradores de impostos) eram tão odiados. Devemos, porém, lembrar-nos de que Deus, com a implacável justiça da lei, é o grande e invencível inimigo. O tão apregoado ‘Deus é amor’ só é de fato amor para nós quando aquele Menino Jesus intermedeia nossas relações com Deus. Mais tarde, ele diria: ‘Ninguém vem ao Pai senão por mim’. É evidente que Deus, muito antes de Jesus vir ao mundo, é nosso Pai e nosso maior Amigo, e a prova disso é que Ele nos envia o Filho para nos redimir. No entanto, não adianta procurarmos o Pai se não olharmos para aquela criança que nos vem no Natal e em cada pregação do Evangelho. O menino do sonho de José é a realidade do nosso encontro com Deus. – Senhor Deus, encontrarmo-nos contigo no tribunal da lei é termos por antecipação a condenação eterna. Por isso queremos encontrar-nos contigo tendo como nosso intermediário, advogado e redentor aquele que enviaste através da tua serva Maria. Amém (Martinho Lutero Hoffmann – Meditações para o dia a dia [2015] Vozes).

 Pe. João Bosco Vieira Leite