Quarta, 21 de setembro de 2022

(Ef 4,1-7.11-13; Sl 18[19A]; Mt 9,9-13) 

São Mateus, apóstolo.

“Há um só corpo e um só Espírito, como também é uma só a esperança à qual fostes chamados” Ef 4,4.

“Temos aqui uma tríade: corpo, espírito, esperança. O corpo é a Igreja de Cristo, essa Igreja que em seu sentido espiritual se mantém una e indivisível tanto vertical (do tempo dos apóstolos até o juízo final) quanto horizontalmente (em todos os quadrantes da terra). Vemos pessoas que se dizem pertencentes a ela, mas não vemos seus corações. Por isso, cremos. É o que todos os cristãos confessam dominicalmente: ‘Creio na santa Igreja cristã – a comunhão dos santos...’ A realidade visível é, desse modo, suplantada por uma invisível, maior e mais abrangente, englobando eras e distâncias e, com toda a certeza, aterrando nossos julgamentos e preconceitos. Da mesma forma, há um só Espírito, o Espírito que nos chamou pelo Evangelho, iluminou com seus dons, santificou e conservou na verdadeira fé. O Espírito não está preso, sopra onde Ele quer e, assim, efetiva sua obra. No entanto, para não nos deixarmos seduzir pelos inúmeros ‘espíritos’ que rondam por aí, Ele próprio estabelece um canal de comunicação, que é também a pedra de toque da sua atuação e verdade: a Palavra de Deus, o Evangelho. E a única esperança é, sem dúvida, a salvação. Lembremos, porém, que a salvação não significa apenas o que vem após o fim (isso, aliás, por si só já seria algo maravilhoso), mas também o que sucede no dia a dia. Salvação é viver na presença de Deus sem culpa, sem temor de castigo, disposto a realizar a obra do amor de Deus em relação ao próximo. Juntando, pois, a tríade – corpo, espírito, esperança –, veremos que temos um status, uma guia e uma tarefa. Que Deus, pois, nos ajude nessa unidade. – Senhor Jesus, é um privilégio sem tamanho pertencermos ao teu corpo. Não nos desligues dele como algo imundo. Conserva-nos sob a firme liderança do Espírito e faze da nossa esperança algo útil voltado para o próximo. Amém” (Martinho Lutero Hoffmann – Meditações para o dia a dia [2015] Vozes).

 Pe. João Bosco Vieira Leite