Terça, 03 de maio de 2022

(1Cor 15,1-8; Sl 18[19]; Jo 14,6-14) 

3ª Semana da Páscoa.

“Disse Filipe: ‘Senhor, mostra-nos o Pai, isso nos basta!’” Jo 14,8.

“Palavras de renúncia, de abandono! Palavras de uma fé inabalável! Mas não tanto. Jesus as reduz a uma fé de segundo, incompleta. Afinal, os discípulos não tinham visto os sinais, não tinham ouvido as palavras do próprio Mestre e, há pouco, Jesus não lhes tinha dito as famosas palavras: ‘Eu sou o Caminho, a Verdade e a Vida; ninguém vem ao Pai senão por mim’? (Jo 14,6). Tinham. Mas não entenderam. Lamentavelmente não entenderam. Ficaram como que num tipo de vazio existencial esperando uma grande revelação quando, na verdade, a revelação já lhes havia sido concedida. Queriam ver o Pai, mas o Pai estava em frente a eles por dias, semanas e meses, talvez anos. E eles não o viam. Quanta cegueira, não é verdade? Mas não é essa cegueira que também se abate sobre nós quando queremos o Pai a qualquer custo, clamamos por Ele e não ouvimos a Palavra do Filho? Ora, a Palavra do Filho nos vem pela Igreja, pela Bíblia, pelos meios de comunicação e por muitos outros, e nós, surdos, queremos o Pai, almejando mostrar uma fé que vai às ultimas instâncias por desejarmos o Pai, aquele que tem a palavra definitiva. Mas a fé não é uma broca que basta para ser acionada para cavar seu próprio caminho. A fé é um clarão da Palavra que acende o coração humano. Por isso, ouvir e entender a Palavra de Cristo é algo tão essencial. Pois é com sua Palavra que achamos o próprio Cristo e achamos o Pai porque a sua Palavra é esse clarão e, após o clarão, ela se torna a broca a penetrar no coração de Deus, achando ali o amor eterno, o amor que leva Deus a amar o mundo e a lhe enviar o Cristo que dá a vida pelo mundo. – Senhor Jesus, Tu nos mostras o Pai com palavras e obras feitas aqui na terra, principalmente a realizada na cruz ao te sacrificarem pelo pecado da humanidade. Especialmente aí te assumiste como o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo. Pois aí, através da lente do teu sangue, podemos reconhecer que Deus é amor e que Tu e o Pai são um. Amém (Martinho Lutero Hoffmann – Meditações para o dia a dia [2017] – Vozes).

 Pe. João Bosco Vieira Leite