Sábado, 28 de maio de 2022

(At 18,23-28; Sl 46[47]; Jo 16,23-28) 

6ª Semana da Páscoa.

“Eu saí do Pai e vim ao mundo; e novamente parto do mundo e vou para o Pai” Jo 16,28.

“O mistério de comunhão em Deus sempre aponta para uma relação não de dependência, mas de parceria e unidade, por isso é modelo de convivência e de experiência de fé para cada um de nós. Cada momento na vida de Jesus não corresponde a um projeto isolado, mas tudo concorre para seu plano de salvação de toda a humanidade. Assim, a Encarnação, sua vida pública, sua Paixão, Morte e Ressurreição constituem um mesmo e único movimento de aproximação que gera comunhão é também o que chamamos de salvação... O anúncio de Jesus, de que chegaria o momento da consumação não esquece, em momento algum, toda a caminhada até ali, pelo contrário, a pressupõe... Assim, sair do Pai não é afastamento de Deus, mas indica, outrossim, a profunda comunhão entre Jesus e o Pai mesmo enquanto sua vida como ser humano. E o deixar o mundo e voltar para junto do Pai em hipótese alguma é abandono do ser humano; indica, na verdade, o objetivo do próprio ser humano, que tende para Deus. Origem (fundamento) e finalidade são sempre Deus. Ele é quem possibilita nossa vida literalmente, tudo em nossa vida, e é a Ele que rumamos em nossa peregrinação terrena. Deus é quem dá sentido a nossa busca... É também objetivo e caminho da própria busca. Ou seja, dedicar a vida à busca de Deus é já encontra-lo, vivenciar sua graça não como recompensa ao final do caminho, mas como condição da caminhada. A mesma jornada só se dá porque traz Deus conosco, em nosso mundo, em nossa vida, em nossa realidade. – Senhor, Tu és a origem e o destino de nosso caminhar. Permita que reconheçamos os valores do nosso mundo sempre como oportunidade de te louvar e agradecer. Que não nos percamos num moralismo que deturpa a tua criação como má, mas que tenhamos força para vencer as provações e nos voltaremos sempre para ti. Amém! (Clauzemir Makximovitz – Meditações para o dia a dia [2015] Vozes).

 Pe. João Bosco Vieira Leite