Sexta, 13 de maio de 2022

(At 13,26-33; Sl 02; Jo 14,1-6) 

4ª Semana do Tempo Pascal.

“Não se perturbe o vosso coração. Tendes fé em Deus, tende fé em mim também” Jo 14,1.

“Coração perturbado é coração angustiado e, muitas vezes, desesperado. O bom é que os amigos aparecem e consolam. Mas, de vez em quando, não. Mesmo nas ocasiões em que aparecem, o consolo é insuficiente porque a perturbação é grande, muito grande, e a perturbação vira angústia, desespero e morte. Por isso, não convém deixar o coração perturbado. Mas ele fica. E aí a gente pode reescrever a lista de todas as desgraças humanas. Geralmente, porém, esquecemo-nos de uma: a nossa relação com Deus. O que falar, então, sobre alguém que fica sabendo que ele vai trair o próprio Deus? Não seria isso uma tragédia? Pois bem, o Apóstolo Pedro estava nessa iminência. Com certeza ficou perturbado, e sua perturbação se entendeu aos outros discípulos. Se isso vai acontecer com Pedro, imagine conosco? O que faremos? Por causa disso, Jesus dá a ordem: ‘Crede em Deus’. Não ter o coração perturbado já seria uma boa solução, mas o Evangelho muitas vezes é denso: sempre quer dar a certeza, sempre quer deixar bem claro o que realmente vai resolver o problema. Daí o ‘crede em Deus’ e o ‘crede também em mim’. Os discípulos certamente já sabiam que Ele era Deus. Viviam, quem sabe, na ambiguidade: em certos momentos criam, em outros duvidavam – mas a ideia já estava lançada. Sendo assim, não era necessário de novo Jesus ressaltar a identidade com Deus. O que o preocupava agora eram os discípulos perturbados. Por isso, o ‘crede em também em mim’ significava aqui muito mais uma intenção pastoral, evangélica do que propriamente doutrinária. Essa intenção, que é a intenção essencial de toda a Bíblia, é a que Jesus nos apregoa sempre. – Senhor, quando, no fim do dia, paramos para pensar, surgem muitas vezes pensamentos do tipo: Fiz hoje algo de bom? Ajudei alguém? Demonstrei minha fé? Aí só me resta olhar para ti e ouvir tua voz: ‘Não se perturbe o vosso coração. Crede em Deus. Crede também em mim’. Amém (Martinho Lutero Hoffmann – Meditações para o dia a dia [2017] – Vozes).

 Pe. João Bosco Vieira Leite