Sexta, 06 de maio de 2022

(At 9,1-20; Sl 116[117]; Jo 6,52-59) 

3ª Semana da Páscoa.

“Porque a minha carne é verdadeira comida e o meu sangue é verdadeira bebida.

Quem come a minha carne e bebe o meu sangue permanece em mim e eu nele” Jo 6,55-56.

“Por mais que os adversários considerem simplismo, ou mesmo prepotência, somente a fé cristã – mais especificamente a Bíblia Sagrada – pode anunciar ao mundo uma verdade. Tudo que o ser humano já pensou e construiu nunca chegou a uma verdade que pudesse sobreviver ao corrosivo efeito do tempo. Só a Bíblia resiste, com uma mensagem que não é natural ao ser humano, por isso mesmo ainda não ‘encontrada como verdade para sua razão’, mas que é justamente a imutável verdade que ‘passarão os céus e a terra, mas a minha Palavra não passará’. Para o mundo, a Bíblia pode ser uma verdade, mas para os cristãos é a Verdade. E mais do que qualquer outro apóstolo, João podia escrever isto, pois passado 60 anos desde o anúncio desta verdade por Jesus, ele ainda continuava a crer, confessar e anunciar esta mesma e imutável Verdade. Por isso, Jesus não se cansa de usar esta palavra, são mais de cem vezes nos evangelhos, para que não paire nenhuma dúvida sobre os cristãos que creem. E é justamente por isso que os cristãos creem numa verdade, que é a Verdade. E comer a carne e beber o sangue de Cristo se encerra neste contexto, é uma verdade que dá vida. Porém, Cristo tem a percepção bem clara de que isto não encerra uma imposição, e é por isso que Ele condiciona: ‘Quem come... A verdade de Deus pode não ser, e não é mesmo, uma verdade demonstrável, por isso se trata de uma verdade que deve ser aceita e crida, para que haja verdadeira identidade entre Cristo e os seus. Quem crê, permanece em Cristo e Cristo naquele que crê. E permanecer em Cristo significa permanecer na verdade imutável para a vida eterna. – Senhor, Tu permaneces entre nós com a tua verdade. Que nós permaneçamos em ti pela adesão a esta verdade. Amem (Augusto Jacob Grün – Meditações para o dia a dia [2015] Vozes).

Pe. João Bosco Vieira Leite