Sábado, 21 de maio de 2022

(At 16,1-10; Sl 99[100]; Jo 15,18-21) 

5ª Semana do Tempo Pascal.

“Se fosseis do mundo, o mundo gostaria daquilo que lhe pertence. Mas, porque não sois do mundo,

porque eu vos escolhi e apartei do mundo, o mundo por isso vos odeia” Jo 15,19.

“Mundo – planetazinho redondo girando ao redor do Sol – é uma criação de Deus. Como tal, podemos e devemos amá-lo, e amá-lo tanto que devemos empenhar-nos pela sua conservação. Afinal, é obra divina e morada nossa. No entanto, nesse mundo entrou o pecado, ou seja, a desobediência e a inimizade contra Deus. E notem bem, o pecado não entrou nas rochas, nas águas ou no ar. O pecado entrou no coração humano, no coração desse que habita o mundo. Assim, por aproximação, a palavra mundo passa a designar toda a maldade humana e sua inimizade contra Deus. E, junto com tudo isso, estaria também a descrença. Qual seria, então, o foguete a nos arrancar deste mundo? A fé, a Palavra de Deus, o Batismo, a Santa Ceia, o perdão, em resumo, o próprio Cristo, pois foi Ele que nos escolheu do mundo, foi Ele que nos arrancou dessa realidade de inimizade e ódio contra Deus. Nessa nova realidade, pois, vivemos no amor de Deus e a Deus, mas também vivemos na realidade do ódio do mundo contra nós. Às vezes é um ódio sutil, às vezes é violento. E muitas vezes é um ódio tratado como guerra fria: não manifestamos a nossa fé em Cristo; o mundo não mostra o seu ódio contra nós. E achamos uma maravilha não sermos odiados nem contraditados! Ledo engano! Não é o mundo que não nos odeia mais: é nós que deixamos de ser cristãos. Embora a questão ético-moral não seja o fator principal no cristianismo, ela é importantíssima. Logo, aceitar tudo o que o mundo oferece sem nenhuma crítica pode ser uma terrível rendição. – Meu Jesus querido, o mundo segue o seu caminho tortuoso, e nós, em muitas ocasiões, simplesmente vamos juntos achando os caminhos do mundo uma simples tendência. Concede à Igreja força e, principalmente, fé e amor para dizer ao mundo que ele deve arrepender-se e voltar para ti. Amém (Martinho Lutero Hoffmann – Meditações para o dia a dia [2017] – Vozes).          

Pe. João Bosco Vieira Leite