Segunda, 09 de maio de 2022

(At 11,1-18; Sl 41[42]; Jo 10,1-10) 

4ª Semana do Tempo Pascal.

“Eu sou a porta. Quem entrar por mim será salvo; entrará e sairá e encontrará pastagem” Jo 10,9.

“A afirmação é categórica: quem entra pela porta, também sairá. Jesus se autodenomina porta, numa referência à porta da sepultura, pela qual Ele entrou morto pelos pecados da humanidade, foi mostrar-se vitorioso aos poderes infernais, e saiu como prova de que Deus aceitou este sacrifício em favor dos seres humanos, e saiu porque ainda havia obras a serem realizadas antes de subir aos céus. Quem entra pela porta da ressurreição está assumindo a salvação como fundamento para a vida. Sairá e encontrará ‘pastagem’, o que significa razão para viver. Está aí o Salmo do Bom Pastor para confirmar esta significação: ‘O Senhor é o meu Pastor, nada me faltará. Ele me faz repousar em pastos verdejantes. Leva-me para junto das águas de descanso; refrigera-me a alma. Guia-me pelas veredas da justiça por amor do seu nome. Ainda que eu ande pelo vale da morte, não temerei mal nenhum, porque Tu estás comigo; a tua vara e o teu cajado me consolam. Preparas-me uma mesa na presença dos meus adversários, unges-me a cabeça com óleo; o meu cálice transborda. Bondade e misericórdia me seguirão todos os dias de minha vida; e habitarei na casa do Senhor para todo o sempre’. Existe ‘pastagem’, razão para viver melhor do que esta? Nada como ‘entrar pela porta da salvação’. – Senhor, abre meus olhos para que jamais deixe de ver a porta de entrada da salvação e a saída para encontrar a razão para que a minha vida seja realmente uma bênção para todos. Amém” (Augusto Jacob Grün – Meditações para o dia a dia [2015] Vozes).

Pe. João Bosco Vieira Leite