Terça, 02 de novembro de 2021

(Is 25,6-9; Sl 24[25]; Rm 8,14-23; Mt 25,31-46) 

Dia de Finados.

“Eu entendo que os sofrimentos do tempo presente nem merecem ser comparados

com a glória que deve ser revelada em nós Rm 8,18.

“O dia de hoje caracteriza-se como aquele em que afloram nos corações de muitos sentimentos de saudade e de perda. Se você já teve que acompanhar a cerimônia fúnebre de um familiar ou de uma pessoa amiga, certamente sabe do que estou ‘falando’. Não, não é fácil perder alguém; a gente sofre, e muitas vezes o sofrimento não é pouco. O Apóstolo Paulo nos traz, para esta situação, uma palavra de encorajamento. Ele, depois que se tornou seguidor de Cristo, sentiu na própria carne imensas dificuldades. Passou fome, foi preso, torturado, apedrejado por causa do Evangelho do qual dava testemunho e não tinha vergonha. E é destes sofrimentos, pelos quais então passara, que ele diz que não podem ser comparados com a glória futura que se manifestaria nele. Quando? Quando de sua morte que o levaria à presença de Deus, ou no dia de retorno de Cristo, se ele voltasse antes de seu falecimento. Eu não conheço o que fez você para sofrer até o dia de hoje, nem tampouco sei o que ainda poderá vir a sofrer. Eu sei o que me fez sofrer. Esses sofrimentos, pelos quais nós já passamos ou ainda passaremos, não serão nada perto da glória que nos aguarda. Sim, Deus nos promete em sua Palavra uma vida sem lágrimas, sem dor, sem sofrimento, ao seu lado na eternidade, algo que Ele dará aos que creem no seu Filho Jesus como Salvador. Permaneçamos, pois, fieis na fé em Jesus Cristo, que nos garante a ressurreição para a vida eterna. Quem permanecer fiel, verá. Amém. – Bondoso Deus, há momentos na vida que não são fáceis. Pedimos que nos consoles diante da perda de amigos e familiares. Ajuda-nos para que aguardemos, na fé, os momentos maravilhosos que estás nos reservando na eternidade. E dá-nos sempre a vontade falar do que esperamos aos que vivem ao nosso redor. Por amor de Jesus. Amém (Egon Martim Seibert – Meditações para o dia a dia [2015] Vozes).

  Pe. João Bosco Vieira Leite