Terça, 08 de junho de 2021

(2Cor 1,18-22; Sl 118[119]; Mt 5,13-16) 

10ª Semana do Tempo Comum.

“Assim também brilhe a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras

e louvem o vosso Pai que está nos céus” Mt 5,16.

“Esta frase de Jesus no Sermão da Montanha pressupõe as bem-aventuranças, o decálogo da felicidade, ou seja, da santidade perfeita. A prática das bem-aventuranças é o caminho luminoso da santidade. Sua vivência é sinônimo de Reino dos Céus experimentado aqui na terra. A figura da luz se prende, na Sagrada Escritura, à santidade. Ela chegou a ser chamada de ‘vestimenta de Deus’ (Sl 104,2), porque não se encontrou figura mais expressiva para descrever a santidade divina. Até hoje cercamos as estátuas de luz e colocamos sobre sua cabeça uma auréola de luz. A frase de Jesus poderia ser dita, então, assim: ‘Brilhe vossa santidade diante dos homens’. O pronome ‘vossa’ é relativo, porque, na verdade, a santidade que está ou pode estar em nós é a santidade de Deus. Somos como a lua: não temos luz própria. Como a luz da lua é do sol, nossa luz é de Deus, é a santidade de Deus, que o Cristo nos trouxe e deu. A obra que a luz deve iluminar não são nossas esmolas, mas a maravilhosa obra de Deus, a salvação, pela qual devemos glorificar o Pai do Céu. Somos criaturas de Deus. Somos graça de Deus. Somos luz de Deus. Quem nos vê, vê o Deus criador. Quem convive conosco sente (ou deveria sentir) que Deus está presente e age em nós. Quem se aproxima de nós, ou melhor, da santidade que Deus é em nós, porque somos morada de Deus (1Cor 3,16-17). De nós se poderia dizer: ‘O sol já não será tua luz... porque o Senhor será tua luz permanente’ (Is 60,19), ou seja, o Senhor será a nossa santidade. – Senhor, se é verdade, como creio, que estás em mim com tua santidade, tira-me a liberdade de apegar-te ou de abafar tua luz! Quisera estar tão envolvido por ti, que pudesse dizer como Jesus a Filipe: ‘Quem me vê, vê o Pai’! (Jo 14,9) (Clarêncio Neotti – Graças a Deus [1995] – Vozes).

 Pe. João Bosco Vieira Leite