Segunda, 25 de março de 2024

(Is 42,1-7; Sl 26[27]; Jo 12,1-11) Semana Santa.

“Eis o meu servo – eu o recebo; eis o meu eleito – nele se compraz minha alma; pus meu espírito sobre ele, ele promoverá o julgamento das nações” Is 42,1.

“Quando alguém é apresentado, é costume atribuir alguma função à pessoa que é apresentada. Por exemplo: este é João, ele é gerente da loja; esta é Maria, ela é a caixa do supermercado; este é Pedro, ele é o carteiro; esta é Cláudia, ela é secretária do escritório. Nas apresentações, junta-se ao nome alguma atribuição da pessoa. Quando Deus anunciou Jesus, ainda sob profecia e nas palavras de Isaias, Ele disse: ‘Eis meu servo a quem apoio, meu eleito, ao qual quero bem! Pus nele meu espírito, Ele levará o direito às nações’ (Is 42,1). Jesus é anunciado, apresentado. Muito tempo antes de seu nascimento. Ao seu nome, são dadas atribuições: servo, eleito, levará o direito às nações. Todas as profecias se cumpriram. Jesus veio ao mundo para a salvação. Morreu e ressuscitou. Foi o eleito de Deus para a redenção de todas as nações. Foi servo do Senhor, carregando em sua cruz todas as culpas de todas as vidas. Foi servo ao obedecer à Lei de Deus e assumir as punições que esta Lei reservava a todos nós. Jesus é Deus que assumiu nossas culpas, perdoou e salvou. Como é bom saber que Jesus é eleito de Deus, servo do Senhor, que trouxe o direito às nações. Tudo isto traz alívio ao coração nos dias de culpa e remorso, ao saber que é possível um recomeço e que há um Deus de perdão pronto para nos abraçar. Como é bom saber que em Jesus nossas vidas encontram recomeços diários. Recomeços que são norteados pela morte e ressurreição do servo do Senhor, Jesus, aquele que foi anunciado desde os tempos dos profetas como Salvador de todas as nações. – Senhor Deus, quero agora te agradecer. Obrigado por ter cumprido as profecias a respeito de Jesus. Ele veio ao mundo para ser teu servo e nosso Salvador. Ele assumiu nossas culpas e nos garantiu perdão consolador. Queremos encontrar em ti descanso, alívio e salvação para o coração. Por Jesus, amém!” (Bruno Arnoldo Krüger Serves  – Meditações para o dia a dia [2017] – Vozes).

Pe. João Bosco Vieira Leite