Sexta, 07 de abril de 2023

 (Is 52,13—53,12; Sl 30[31]; Hb 4,14-16; 5,7-9; Jo 18,1-19,42) Sexta Santa.

“Mesmo sendo Filho, aprendeu o que significa a obediência a Deus por aquilo que sofreu” Hb 5,8.

“Como você lida com os sofrimentos? Geralmente, quando a vida é tomada por algum tipo de sofrimento, perguntas rondam o coração: Por que? O que eu fiz para acontecer isto? Até quando vou passar esta situação? Pode até parecer estranho de ouvir, ler e entender isto, mas algumas vezes o sofrimento pode ser uma bênção disfarçada de Deus. Conheço muitas vidas que, somente através de sofrimentos, lembram de buscar a Cristo, sua Palavra e sua ajuda. Arrisco-me a dizer que Deus permite alguns sofrimentos para nos ensinar a olharmos para o alto e pedir ajuda, para mostrar que não somos autossustentáveis. Os sofrimentos nos mostram que somos vulneráveis, frágeis e fracos. Os sofrimentos conduzem nossos olhos para a Palavra. Fazendo referência ao próprio Jesus, a Palavra diz que, ‘embora fosse Filho de Deus, aprendeu a obediência por meio dos sofrimentos’ (Hb 5,8). O Salvador foi obediente, cumpriu o plano de salvação. Foi humilhado, insultado, desprezado, rejeitado, condenado à morte humilhante e desprezada. Mas ressuscitou ao terceiro dia, mostrando ser Deus vitorioso e Rei sobre e a morte. Os sofrimentos ensinam. Não apenas ao Filho de Deus citado no Livro de Hebreus, mas também aos filhos de Deus do século XXI. Se o seu coração hoje está machucado e enfrentando situações de sofrimento, então reflita, ore, peça sabedoria a Deus para compreender o que Ele quer ensinar. Uma coisa é certa. O Senhor é Deus presente especialmente nos dias de aflição e sofrimento. Mesmo que Ele queira ensinar algo com os sofrimentos, jamais faltará cuidado, proteção e consolo. Ele está pronto para ouvir sua oração! – Senhor, se Tu queres podes usar os sofrimentos como teu instrumento para me ensinar a ser totalmente dependente de ti. Não ensine somente, mas console-me nestes dias de sofrimento. Preciso sempre da tua ajuda, do teu consolo, da tua mão forte em meus dias de fraqueza. Por Jesus, meu Salvador, amém!” (Bruno Arnoldo Krüger Serves – Meditações para o dia a dia [2017] – Vozes).

Pe. João Bosco Vieira Leite