Quinta, 20 de abril de 2023

  (At 5,27-33; Sl 33[34]; Jo 3,31-36) 2ª Semana da Páscoa. 

“Aquele que acredita no Filho possui a vida eterna” Jo 3,36a.

“O objetivo da encarnação e da morte de Jesus não é a expiação de nossos pecados, e sim a doação da vida eterna. Em Jesus, Deus quer tornar o homem capaz de viver realmente. Em Jesus, ele nos dá uma nova qualidade de vida. E, em Jesus, Deus está visando o mundo todo. Ele quer curar e salvar todos os homens em Jesus. Todo ‘aquele que age segundo a verdade vem à luz para que suas obras sejam manifestadas, já que tinham sido realizadas em Deus’ (3,21). Não se trata, portanto, a adesão externa a Jesus, pois o que importa é praticar a verdade, ou seja, avançar até chegar à realidade como ela é e vive-la adequadamente. Não é, portanto, a adesão externa a Jesus que é vista como condição prévia para a salvação, e sim a prática da verdade. É um desafio dirigido aos cristãos: eles não devem satisfazer-se com as formulações corretas da fé. E para os não-cristãos é a promessa de que podem chegar à luz que Cristo revelou, desde que pratiquem a verdade, que abram os olhos e reconheçam o que é essencial. Quando a verdade começa a brilhar neles é o sinal de que entenderam Jesus que nos desvelou a verdade, que nos revelou o que é: que Deus é o amor e que Deus quer que os homens encontrem a vida eterna” (Anselm Grun – Jesus, porta para a vida – Loyola).

Pe. João Bosco Vieira Leite