Quinta, 06 de abril de 2023

(Ex 12,1-8.11-14; Sl 115[116B]; Jo 13,1-15) Missa da Ceia do Senhor.      

“Portanto, se eu, o Senhor e Mestre, vos lavei os pés, também vós deveis lavar os pés uns dos outros” Jo 13,14.

“Jesus tinha ‘defeitos’ em sua humanidade aqui na terra. Por ocasião do seu batismo, por exemplo, o evangelista escreve que Ele era esquizofrênico (em grego), pois teve visões (os céus abertos), que nenhum dos presentes teve. No nosso texto, o evangelista apresenta Jesus com outro ‘defeito’: Ele é pretensioso. Ou não é muita pretensão de Jesus esperar que os cristãos lavem os pés uns dos outros? Ironias à parte, o fato é que os seguidores de Jesus precisam ter muito claro que a fé inverte lógicas, subverte valores, desconstrói verdades, questiona o senso comum. Pode existe alguma lógica no ato de Jesus lavar os pés dos discípulos? Pode existir algum valor no gesto de se ajoelhar diante do semelhante? Quem crê ser verdadeiro Deus lavando os pés de homens? Não reza o senso comum ‘cada um na sua’? É evidente que esta é a intenção de Jesus para com seus discípulos: fazê-los entender todas suas verdades religiosas do ‘velho homem’ precisam ser lavadas: a água da bacia simboliza o sangue de Jesus que lava os pecados da humanidade, para que surja o ‘novo homem’, criado em Cristo Jesus para a prática das boas obras, as quais o Pai preparou para que andassem nelas. Pompa e circunstância têm sido marcas da Igreja ao longo da história, em oposição à sua missão de humilde serviço em favor dos necessitados. Orgulho e prepotência são características de cristãos que ainda não experimentaram a imprescindível passagem do lava-pés, em claro conflito com sua verdadeira vocação de gestos concretos de humildade para o bem do próximo. Cristo nos deu o exemplo para que, como Ele fez, façamos nós também. É dever cristão não deixar que seja um ‘defeito’ a pretensão de Jesus que nos lavamos os pés uns dos outros. – Senhor, já me lavastes os pés. Sou salvo. Que minha vida salva esteja a serviço de lavar os pés do meu próximo, para que ele também seja salvo. Amém (Augusto Jacob Grün – Meditações para o dia a dia [2015] Vozes).

Pe. João Bosco Vieira Leite