Terça, 15 de março de 2022

(Is 1,10.16-20; Sl 49[50]; Mt 23,1-12) 

2ª Semana da Quaresma.

“Quanto a vós, nunca vos deixeis chamar de mestre, pois um só é vosso Mestre e todos vós sois irmãos”

Mt 23,8.

“No contexto bíblico da passagem que você acabou de ler, Jesus se referia aos escribas e aos fariseus, autoridades judaicas que ensinavam ao povo as verdades do Antigo Testamento, sem, contudo, praticá-las (cf. Mt 23,1-12). Eles gostavam de ter os primeiros lugares nas sinagogas e nos banquetes, ser notados pela sociedade, mas não entortavam um dedo, isto é, nada faziam em favor do seu semelhante, muito pelo contrário. Além disso, Jesus afirmou que gostavam de ser chamados de ‘mestres’ em público. Era assim, como essas pessoas, que os seguidores de Jesus, os seus discípulos, não deviam se comportar. Antes, deviam ser humildes e verdadeiros, porque somente um era o mestre deles, a saber, o próprio Cristo. Ser humilde e não querer aparecer é algo que muitas pessoas não querem. O negócio é ser notado, paparicado, enfim, estar ‘por cima da carne-seca’. No entanto, é precisamente isso que Jesus não quer de nós, seus seguidores. E por quê? Porque ele é o Mestre, ele é quem está acima de nós. É dele que depende nossa salvação, nossa vida eterna. Eu não devo querer ser mais que meu semelhante na Igreja porque nela não somos mais nem melhores do que os demais: somos irmãos uns dos outros pela fé em Jesus. Sim, é isso que Jesus quer de mim e de você: humildade, e deixar que o nome dele cresça e seja exaltado pelos demais. Sim, ele espera de nós a humildade de ouvir o seu ensino de Mestre e de segui-lo na certeza de que nele crer, esse será de fato salvo. Amém. – Querido Mestre Jesus, a minha natureza humana, eu o confesso, gosta de aparecer. Gosto de ser notado, elogiado e honrado pelos que me cercam. Eu sei que Tu não o queres. Por isso, arrependido deste orgulho todo, peço-te que me perdoes e me ajudes a ser e me manter humilde. Continua sendo o meu Mestre e fortalece minha fé para que eu te siga fielmente. Por amor de ti mesmo, ouve minha oração. Amém (Egon Martim Seibert – Meditações para o dia a dia [2017] – Vozes).

 Pe. João Bosco Vieira Leite