Terça, 08 de março de 2022

(Is 55,10-11; Sl 33[34]; Mt 6,7-15) 

1ª Semana da Quaresma.

“Quando orardes, não useis muitas palavras, como fazem os pagãos.

Eles pensam que serão ouvidos por força das muitas palavras” Mt 6,7.

“No tempo de Jesus havia pessoas que julgavam que, ao orar, deveriam fazer longas orações para que Deus as ouvisse. É por causa dessas pessoas, que repetiam e repetiam palavras julgando que pelo seu muito falar seriam atendidas, que Jesus chama com a advertência clara de que isso era coisa de pagão, de gente que nem acreditava no Deus verdadeiro. Quando nós oramos, até podemos repetir nossa oração. O próprio Jesus o fez no Jardim do Getsêmani quando estava para ser preso e depois condenado (Mt 26,42). Mas Jesus nunca ensinou que repetir por repetir fará com que Deus se torne favorável ao que lhe for pedido em oração. Quando oramos, devemos fazê-lo sem duvidar, com toda confiança de que Deus tem o pleno poder para nos atender. Contudo, por lhe sermos obedientes, pois assim aprendemos no Pai-nosso e dele próprio no exemplo apontado acima, quando pedirmos coisas materiais iremos sempre acrescentar as palavras ‘se Tu quiseres, se for a Tua vontade’. Isso não é falta de fé, não. É obediência a quem é o Senhor e Deus, e mais nada. Sejamos pessoas de oração, sim, pessoas que administram bem o seu tempo, dedicando parte dele para falar com Deus em palavras audíveis ou pelo meditar dos seus corações. Mas falemos, pedindo-lhe perdão pelos erros cometidos, agradecendo pelas bênçãos recebidas, orando por nós mesmos, pelo nosso próximo em geral. Aliás, Deus até espera que oremos por aqueles que não gostam de nós. Que o Salvador Jesus, que nos deu o exemplo, inspire-nos a sermos de fato cristãos que oram. Amém. – Pai nosso, obrigado que Tu estás sempre pronto a me ouvir. Como é bom saber que Tu és como um pai, que ama seus filhos e fazes para eles o que julgas que seja o melhor. Fica comigo, com meus familiares e amigos. Abençoa também nosso país. Em teu nome e de acordo com o teu querer, humildemente te peço. Amém” (Egon Martim Seibert – Meditações para o dia a dia [2017] – Vozes).

  Pe. João Bosco Vieira Leite