Quinta, 17 de março de 2022

(Jr 17,5-10; Sl 01; Lc 16,19-31) 

2ª Semana da Quaresma.

“Mas Abraão respondeu: ‘Filho, lembra-te que tu recebeste teus bens durante a vida e Lázaro, por sua vez,

os males. Agora, porém, ele encontra aqui consolo e tu és atormentado” Lc 16,25.

“Você acredita em céu e inferno? Imagino que você já tenha ouvido, da mesma forma que eu, esta pergunta de alguém. Para mim ela já foi feita de maneira debochada, como se eu fosse um louco por acreditar nisso. Pois é de céu e inferno que Jesus fala na Parábola do Rico e Lázaro. O rico foi para o inferno. Não por ter sido rico. Houve e ainda há ricos que são cristãos e por isso vão para o céu. Mas este foi para o inferno porque não cria em Deus, fato comprovado porque não amava o seu próximo, o pobre Lázaro, que muitas vezes esteve a mendigar na porta de sua casa. O pobre foi para o céu, não por ter sido pobre. Existe muito pobre nesse mundo que, ao contrário de Lázaro, não crê naquilo que sua Palavra revela. Aliás, quando o rico pede para que alguém saia dentre os mortos para avisar os irmãos para que não sigam o caminho que ele seguiu, e se salvem, a palavra de Pai Abraão foi uma só: Para isso eles têm Moisés e os profetas, isto é, eles têm as Escrituras Sagradas. Que eles as ouçam. Sim, céu e inferno existem. Para se chegar ao céu, faz-se necessário ouvir as Escrituras Sagradas. E elas são claras neste sentido quando apontam para Jesus Cristo como sendo o caminho, a verdade e a vida, e que se chega ao Pai, ao céu, somente por meio dele. Sim, quem crer e for batizado será salvo; quem, porém, não crer, será condenado, irá parar no lugar de tormentos sem fim no qual o rico se encontrava. Que você e eu creiamos em Jesus de todo coração. Isso nos garantirá que não iremos para o inferno, mas sim, para o céu. Amém. – Senhor Deus, obrigado que nós conhecemos Moisés e os profetas, a tua Palavra, e cremos no Evangelho que nos salva do inferno. Como é bom saber que um dia estaremos contigo no céu. Conserva-nos nesta fé, por amor a Cristo. Amém (Egon Martim Seibert – Meditações para o dia a dia [2017] – Vozes).

 Pe. João Bosco Vieira Leite