Terça, 5 de outubro de 2021

(Jn 3,1-10; Sl 129[130]; Lc 10,38-42) 

27ª Semana do Tempo Comum.

“Porém uma só coisa é necessária. Maria escolheu a melhor parte e esta não lhe será tirada” Lc 10,42.

“Sempre que leio este texto, que narra a visita de Jesus à casa de Maria e Marta (cf. Lc 10,38-42), analiso o meu dia a dia e a escolha que faço em relação a minhas atividades e minhas preferências pessoais. Qualquer dona de casa responsável sabe que o dia a dia em uma casa requer dela muito tempo e dedicação. Geralmente ela está sozinha e terá que dar conta das tarefas dentro do horário prevista. Às vezes, ela pensa que ficou com a pior parte na divisão de atividades caseiras. Com os outros familiares. Na visita de Jesus à casa de Marta e Maria, o incidente deixou Marta desolada, quando foi até Jesus e pediu que Maria fosse até a cozinha para ajudá-la. Jesus surpreendeu a Marta quando disse uma verdade: ‘Maria escolheu a melhor parte’. No momento daquela visita, pela importância do visitante, Jesus era a melhor das atividades daquela casa. Pessoalmente, podemos não ter a visita de Jesus em nossa casa. Mas precisamos buscá-lo na nossa vida, em todos os momentos. Quantas vezes deixamos de cumprir um compromisso religioso, para ficar em casa preparando almoços para as visitas. Quantas vezes deixamos de servir a Deus, para servir aos nossos interesses. A melhor parte escolheu Maria: estar aos pés de Jesus escutando e aprendendo lições preciosas para sua vida. Podemos ser excelentes donas de casas e verdadeiros cristãos conscientes do seu dever para com o Evangelho de Cristo. – Senhor, eu te agradeço por me escolheres para te servir. Que eu possa saber escolher a melhor parte, em todas as minhas atividades. Perdoa-me as vezes que agi egoisticamente. Amém (Iracy Dourado Hoffmann – Meditações para o dia a dia [2017] – Vozes).

  Pe. João Bosco Vieira Leite