Sexta, 8 de outubro de 2021

(Jl 1,13-15; 2,1-2; Sl 9A[9]; Lc 11,15-26) 

27ª Semana do Tempo Comum.

“Quem não está comigo está contra mim. E quem não recolhe comigo dispersa” Lc 11,23.

“Revendo a narração do Evangelho de Lucas até o cap. 11, são contados dezesseis milagres de Jesus. Esses relatos mostram a fidelidade de Jesus ao Pai Eterno. Todos os milagres foram feitos em nome de Deus. A incredulidade, a dúvida, a desconfiança dos fariseus chegaram a questionar o poder de Jesus (cf. Lc 11,15-26). Eles queriam saber se o que Ele estava fazendo vinha de belzebu ou de Deus. Jesus responde à altura àqueles adversários maldosos: ‘Todo reino dividido é contra si mesmo [...] se também satanás estava dividido contra si mesmo, como subsistirá o seu reino?’ (v. 15-17). Essa maneira de encarar as verdades divinas, com desconfiança, é um atestado de incredulidade, de não aceitação da divindade de Cristo. Trazendo o tema para os nossos dias, analisamos as inúmeras denominações de crentes falando em nome do seu deus... E as seitas, será que não estão enfraquecendo o Reino de Deus? Qualquer denominação merece o nosso respeito, desde que inclua Deus, o criador do universo, em seus cultos. ‘Quem não é por mim, é contra mim. E quem comigo não ajunta, espalha’ (Lc 11,23). Podemos ver essa máxima, esse contexto em nossa família, em nosso grupo de trabalho, na política e também na Igreja. Existem assuntos onde há divergência por natureza, pois vivemos em ambientes onde encontramos pessoas com pensamentos diferentes. Mas, tratando-se do contexto religioso, Deus é a primícias de tudo. Por Ele nascemos, vivemos e a Ele adoramos. Como é saudável quando vivemos em união e não espalhamos os sentimentos dos outros. -  Senhor, faze de mim uma pessoa compreensiva, de espírito aberto para aceitar os diferentes e que também eles busquem a ti em primeiro lugar. Que por eles eu possa orar e engradecer o teu Reino (Iracy Dourado Hoffmann – Meditações para o dia a dia [2017] – Vozes).

 Pe. João Bosco Vieira Leite