Quarta, 6 de outubro de 2021

(Jn 4,1-11; Sl 85[86]; Lc 11,1-4) 

27ª Semana do Tempo Comum.

“Orou então ao Senhor, dizendo: ‘Peço-te me ouças, Senhor: não era isso que eu receava quando ainda estava em minha terra? Por isso, antecipei-me, fugindo para Társis. Sabia que és um Deus benigno e misericordioso, paciente e cheio de bondade, e que facilmente perdoas a punição” Jn 4,2.

“O profeta Jonas é profundamente humano. Tem reações típicas. Neste episódio, Jonas está despeitado com a conversão do povo de Nínive. É interessante ler o capítulo 4 deste livro. Por causa da conversão do povo, Deus lhe concedeu o perdão. E Jonas ficou intrigado com isso. Não compreendeu a compaixão e a bondade de Deus. Difícil de entender a atitude de Jonas. Por baixo desse melindre esconde ciúme e egoísmo. Jonas nos lembra a atitude do filho mais velho da parábola do pai misericordioso, contada por Jesus (Lc 15,11-32). O mais velho não quis acompanhar a caminhada de conversão do irmão. Preferiu seguir os seus próprios conceitos de justiça. Não percebeu que o Pai é para todos. Também para os que erram e querem voltar. Ele nada entendeu do amor misericordioso do Pai para com o convertido. Como Jonas. Na verdade, nós somos o Jonas e o filho mais velho da parábola, em tantas circunstâncias da vida. E Deus nos mostra que Ele repete seus gestos de misericórdia amorosa tantas vezes quantas for preciso. No entanto, precisamos aprender a fazer com os demais o que Deus faz conosco. Especialmente em nosso relacionamento com os irmãos mais pobres, desprezados e oprimidos. Eles têm tanto lugar no coração do Pai como nós. Precisamos ter um lugar bem amplo para cada pessoa em nosso coração. Lugar que se concretiza em nossas atitudes de acolhida, fraternidade, misericórdia, solidariedade e justiça. – Senhor, Pai de todas as pessoas e de todos os povos. Para imitar o vosso amor, queremos ser também irmãos e irmãs de todas as pessoas, através de gestos de amor e misericórdia. Que vossa graça nos ajude. Amém (Luiz Demétrio Valentini e Zeldite Burin – Graças a Deus [1995] – Vozes).

 Pe. João Bosco Vieira Leite