Quarta, 16 de dezembro de 2020

(Is 45,6-8.18.21-25; Sl 84[85]; Lc 7,19-23) 

3ª Semana do Advento.

“Isto diz o Senhor que criou os céus, o próprio Deus que fez a terra, a conformou e consolidou;

não criou para ficar vazia, formou-a para ser habitada” Is 45,18.

“O profeta exílico, Dêutero-Isaias, tem como objetivo principal falar da libertação dos exilados e de seu retorno à terra prometida. Encontrava, porém, um profundo desânimo e uma descrença na capacidade divina de mudar os rumos da história. Pensavam que Deus os esquecera: ‘Minha sorte está oculta ao Senhor, o meu destino escapa ao controle do meu Deus’ (Is 40,27). Reclamavam que Deus fazia as coisas malfeitas, como o oleiro que faz um vaso mal-acabado (45,9-13). Escolheu Israel como seu povo, prometeu-lhe uma terra e, agora, deixava a terra vazia e seu povo abandonado no exílio. A estes o profeta anuncia que Deus está agindo. Já escolheu Ciro, rei dos persas, para em seu nome reconstruir as cidades e repatriar os ‘meus’ deportados (45,1-7.13). O Deus de Israel é o único, o criador do universo: ‘Fui eu que fiz a terra, eu criei os seres humanos que vivem nela; fui eu, foram as minhas mãos que estenderam o céu, e a todo seu exército (45,12). O Deus de Israel não é um deus omisso, mas está presente e age no meio de seu povo: ‘Tu és um Deus escondido, Deus de Israel e Salvador’ (45,15). Até os pagãos estão percebendo isso e dizem a Israel: ‘Contigo está Deus; não há outro fora dele’ (45,14). O Deus criador não vai deixar a terra do povo escolhido vazia, pois ‘não a criou para ser solidão, formou-a para ser habitada’ (45,18). É hora de clamar com o profeta: ‘Céus, destilai lá do alto, nuvens, fazei chover a justiça! Abra-se a terra e desabroche a salvação!’ (45,8). – Ó Deus, Tu criastes o universo, povoaste a terra com tuas criatura e viste que tudo era bom. Entregaste todas as criaturas aos cuidados do ser humano, criado à tua imagem e semelhança. Enviaste teu Filho para aqui estabelecer o teu Reino. Concede-nos a graça de cuidarmos bem de nossos irmãos e de todas as criaturas, para que desabroche na terra a tua salvação. Amém (Ludovico Garmus – Meditações para o dia a dia [2015] – Vozes).

 Pe. João Bosco Vieira Leite