Sábado, 26 de março de 2016 – Vigília Pascal.

O sábado ainda conserva o silêncio da quinta-feira que se “instala” ao final da celebração da Ceia do Senhor. É um dia alitúrgico (sem celebrações dos sacramentos). Hoje, a celebração da eucaristia só pode acontecer depois do sol se pôr, por causa do seu significado simbólico. Nesta noite a Igreja nos convida a reviver a aventura das mulheres que vão ao sepulcro e partilhar seus sentimentos. Elas carregam consigo o perfume que haviam preparado para embalsamar o corpo de Jesus. Maria Madalena lidera esse grupo de mulheres que carregavam também consigo a tristeza em seu coração e seu gesto é apenas uma expressão de afeto, apesar de impotente naquela circunstância.

Quando chegam ao sepulcro a pedra já estava retirada e não havia mais um corpo no mesmo. Uma desilusão ainda maior lhes toma o coração. Mas não tiveram tempo para lamentar-se, pois dois homens misteriosos lhe anunciam que Ele havia ressuscitado, recordando-lhes o que Jesus já havia partilhado com elas. E a partir daquele momento o anuncio da ressurreição jamais deixou de ecoar por todos os cantos da terra.

Na pergunta dos anjos às mulheres há um convite a mudança de atitude: não se reter no evento da morte, tendo-a como ponto final, mas perceber que ela é apenas um processo de passagem para uma vida mais plena e nova. Não atribuir demasiada importância aos acontecimentos humanos, ainda que pareçam definitivos, irremediáveis. Mas a acreditar muito mais na palavra de Jesus para superar os eventos irreparáveis e aderir a obra criadora de Deus. Converter-se a uma fé mais viva.

O que vale para essas mulheres, vale também para nós. Muitas vezes permanecemos bloqueados por acontecimentos que parecem definitivos, sem saída, ao invés de buscar na palavra de Deus e na luz de Cristo a possibilidade de olhar além e abrir a nossa existência à obra criadora de Deus. Renovemos a nossa fé, peçamos a Jesus ressuscitado que renove a nossa fé e toda a nossa vida. Que nos liberte de nossos sepulcros como ele foi libertado do seu e nos comunique sempre melhor a sua vida nova, para a glória do Pai e a alegria de todos os nossos irmãos e irmãs.



Pe. João Bosco Vieira Leite