Sexta, 31 de março de 2023

(Jr 20,10-13; Sl 17[18]; Jo 10,31-42) 

5ª Semana da Quaresma.

“Se não faço as obras do meu Pai, não acrediteis em mim” Jo 10,37.

“Os judeus eram sumamente obstinados em não crer na divindade de Jesus, mesmo apesar do que ouviam e viam. Por isso, Jesus argumenta para eles com raciocínios visíveis de fácil entendimento, e assim lhes diz: ‘Sou o Filho de Deus. Se não faço as obras de meu Pai, não me creiais, crede nas minhas obras, para que saibais e reconheçais que o Pai está em mim e eu no Pai’ (Jo 10,36-38). Os judeus tinham mais do que suficientes motivos para conhecer a verdade, pois bastava-lhes fixar-se nos milagres que Jesus fazia e no cumprimento das profecias do Antigo Testamento, que eles conheciam tão bem; no entanto mostravam-se duros de coração para receber a verdade. Jesus se refere às obras: ‘Crede nas minhas obras’ (v. 38). Os argumentos de Jesus não deixam margem a réplicas; por isso, os fariseus ficam enfurecidos, porque não têm como contradizê-lo. Jesus insiste com eles: olhem para suas obras, realizadas publicamente à vista e todos. Como os fariseus não podem negar as obras, encolerizam-se contra Jesus querem apedrejá-lo. É esta a prática seguida pelos inimigos de Jesus e da Igreja: não podem opor razões e, então, recorrem à perseguição. As perseguições servem para fortalecer uns, mas fazem com que outros fraquejem. A Igreja robusteceu-se, ao longo dos séculos, com os ataques de que foi vítima. Isto que sucede à Igreja em geral deve acontecer com cada cristão em particular. A contradição, longe de separar-nos de Deus, deve unir-nos mais a ele. A virtude prova-se na adversidade, que será permitida por Deus para nossa própria purificação. Este evangelho termina afirmando que Jesus dirigiu-se para o outro lado do Jordão e que ali ‘muitos creram nele’ (v. 42). Onde talvez menos se poderia esperar, o evangelho encontra boa acolhida. Por isso você não deve intimidar-se na divulgação do evangelho. Não pense que determinada pessoa ou determinado ambiente não são aptos nem adequados para receber o anúncio profético da salvação. Talvez onde menos você pensa, podem surgir as melhores disposições para que a semente da palavra de Deus possa germinar e dar fruto abundante” (Alfonso Milagro – O Evangelho meditado para cada dia do ano – Ave-Maria). 

Pe. João Bosco Vieira Leite