Sexta, 24 de março de 2023

(Sb 2,1.12-22; Sl 33[34]; Jo 7,1-2.10.25-30) 

4ª Semana da Quaresma.

“Em alta voz, Jesus ensina no templo dizendo: ‘Vós me conheceis e sabeis de onde sou; eu não vim por mim mesmo, mas o que me enviou é fidedigno. A esse não conheceis’” Jo 7,28.

“Jesus encontrava-se em Jerusalém, no Templo, onde estava ensinado o povo. De repente, entre as pessoas que o ouviam, teve gente que começou a falar entre si a respeito dele, dizendo que sabiam de onde Ele era. Depois disso é que Jesus afirmou que, de fato, eles o conheciam e sabiam de onde era. No entanto, ele deixou claro que não viera por si mesmo, mas que fora enviado pelo próprio Deus a quem eles no fundo não conheciam. Sim, foi Deus, o Pai, quem no Jardim do Éden prometeu a Adão e Eva aquele que seria o Messias. Foi Deus, o Pai, quem enviou seu anjo para anunciar a Maria que ela fora escolhida para ser a mãe do Redentor. Foi Deus, o Pai, quem enviou João Batista a pregar e preparar o caminho para a vida de Jesus. Foi Deus, o Pai, quem afirmou no Batismo de Jesus que Ele era o seu Filho Amado. Sim, foi Deus, o Pai, que enviou seu Filho como o Salvador do mundo e é Ele quem haverá de permanecer naqueles que confessarem a Jesus como o Filho de Deus (leia 1Jo 4,14-15). Graças a Deus, ele se deu a conhecer a nós em sua Palavra. Graças a Deus, nós cremos nele e temos em nossos corações a Jesus como o nosso verdadeiro Salvador. Graças a Deus podemos nos afirmar neste conhecimento e nesta fé através do estudo constante de sua Palavra. Que nós, seus filhos herdeiros da vida eterna, continuemos a dar testemunho como os apóstolos deram nos anos que seguiram à ascensão de Jesus para que mais pessoas venham a conhecer e crer no Salvador que Deus, o Pai, enviou. Amém. – Bondoso Deus, eu te agradeço que enviaste Jesus, teu Filho, para me salvar. Peço-te, ajuda-me para que eu me mantenha nesta fé até fim de minha vida. Em nome de Cristo. Amém (Egon Martim Seibert – Meditações para o dia a dia [2017] – Vozes).

Pe. João Bosco Vieira Leite