Segunda, 13 de março de 2023

(2Rs 5,1-15; Sl 41[42]; Lc 4,24-30) 

3ª Semana da Quaresma.

“Jesus, porém, passando pelo meio deles, continuou seu caminho” Lc 4,30.

“Jesus preferiu tornar-se antipático a ceder um mínimo sequer em sua doutrina salvadora; mais ainda: disse-lhes que são menos dignos de sua atenção do que os próprios pagãos e repreende-lhes severamente a falta de fé, embora soubesse que isso teria de despertar ódio em seus corações. Muitas vezes, você encontrará oposição ao seu apostolado. Você não deve desistir nem desanimar, mas sim deve insistir com imensa caridade, mas com firmeza, pedindo auxílio da divina graça que nunca lhe faltará. O apóstolo que por covardia não realizasse sua ação apostólica e não proclamasse firmemente o querigma de Jesus, onde quer que se encontre, será um traidor da própria missão. Reconfortantes são as palavras do profeta: ‘Como são belos sobre as montanhas os pés do mensageiro que anuncia a felicidade, que traz as boas novas e anuncia a libertação’ (Isaías 52,7) - Vivência: Neste evangelho, vemos o insucesso de Jesus em sua missão profética. Humanamente falando, Jesus fracassou entre os seus. Também você, como apóstolo do Senhor, fracassará em algumas ocasiões, e talvez o fracasso seja, em determinados momentos, condição indispensável para o êxito de sua missão. De qualquer maneira, o exemplo de Jesus deve ensinar-nos a saber fracassar e a não desanimar por causa do fracasso. Não tema o fracasso do apostolado, que em não poucas ocasiões é a força para que a semente germine. Tenha, sim, medo do fracasso do apóstolo, quando ele não cumpriu devidamente sua missão” (Alfonso Milagro – O Evangelho meditado para cada dia do ano – Ave-Maria).

Pe. João Bosco Vieira Leite