Terça, 09 de março de 2021

(Dn 3,25.34-43; Sl 24[25]; Mt 18,21-35) 

3ª Semana da Quaresma.

“Não devias tu também ter compaixão do teu companheiro, como eu tive compaixão de ti?” Mt 18,33.

“Num domingo, ao saírem da igreja, como de costume, os amigos Pedro e Paulo estavam cruzando a praça e contemplando as frondosas árvores que ali encontravam. De repente, Pedro falou ao Paulo: ‘Amigo, eu vejo que hoje estás diferente? Estás calado, angustiado... O que aconteceu? Conta-me’. Paulo tomou coragem e disse: ‘Sabe, Pedro, é o meu vizinho, o André. Eu o vi pegando, por cima do muro, umas laranjas de minha laranjeira. Não quero mais saber dele. Ladrão eu não perdoo’. Então Pedro convidou o amigo para sentarem num banco e começou a lembrá-lo do Evangelho sobre o qual havia pregado na igreja. Nele Jesus contara que um homem fizera um acerto de conta com os seus devedores e perdoou a um devedor seu cuja dívida era imensamente menor. E ele então falou: ‘Paulo, Deus nos perdoou os nossos pecados por amor; Ele perdoou a dívida que nenhum de nós pode resgatar. Ele, Deus, espera de mim e de ti, os que Ele perdoa, o mesmo gesto, a saber, que tenham compaixão e perdoemos os que nos ofendem’. Perdoar nem sempre é fácil para nós humanos. Contudo, quando nos lembramos do perdão que Deus nos concede sem que o mereçamos, mas por amor, este ato de compaixão divina mexe com a gente e nos motiva a agir em amor e a também perdoar. Muitas vezes, ao longo de nossas vidas, somos ofendidos. Muitas vezes ofendemos também. Nada como lembrar a vontade expressa pelo nosso Salvador com respeito a esse assunto. Tenhamos compaixão e saibamos perdoar os que erram contra nós assim como Ele tem compaixão de nós e nos perdoa os nossos pecados. Amém. – Senhor, perdoa-nos porque muitas vezes nos inclinamos a endurecer nossos corações para não perdoar os que nos ofendem. Ajuda e move a cada um de nós com o teu amor a perdoarmos do mesmo modo como Tu nos perdoas. Amém (Egon Martim Seibert – Meditações para o dia a dia [2017] – Vozes).

 Pe. João Bosco Vieira Leite