Quarta, 3 de março de 2021

(Jr 18,18-20; Sl 30[31]; Mt 20,17-28) 

2ª Semana da Quaresma.

“Jesus, então, respondeu-lhes: ‘Não sabeis o que estais pedindo. Por acaso podeis beber o cálice que eu vou beber?’ Eles responderam: ‘Podemos’” Mt 20,22.

“A mãe de Tiago e de João levou seus dois filhos À presença de Jesus e pediu-lhe que desse aos mesmos dois lugares de honra no seu Reino. Diante do pedido é que Jesus afirma que eles, a mãe e os filhos, não sabiam o que estavam pedindo, e Ele aproveita para perguntar aos discípulos se por acaso eles poderiam beber o cálice que Ele haveria de beber, a saber, se eles poderiam suportar todo o sofrimento pelo qual Ele iria passar. A resposta deles foi um ‘sim’. E Jesus concordou com eles, dizendo que haveriam de beber o cálice, iriam passar por sofrimentos, mas não era Ele quem poderia escolher quem haveria de se sentar ao seu lado no Reino da Glória, que essa escolha só poderia ser feita por Deus Pai. Muitos cristãos já beberam o cálice do sofrimento ao longo da história da Igreja. Ainda hoje, em vários países do mundo os cristãos o bebem em razão de perseguição, tortura e até mesmo martírio. Contudo, apesar disso, com ajuda de Deus que lhes fortalece a fé e acena com a recompensa que Ele lhes reserva na eternidade, eles lhe tem sido fiel. Talvez nós, que ainda vivemos em meio à liberdade religiosa, ainda venhamos a beber o mesmo cálice de sofrimento. Não conhecemos nosso futuro. O que sabemos é que podemos continuar a orar para que Deus nos livre do mal e nos ajude a permanecer na fé que salva. E, ao mesmo tempo, oremos para que Ele auxilie aos que já estão bebendo deste amargo cálice. Amém. – Senhor Deus, permita que continuemos humildes em tua Igreja, servindo a ti com os dons que nos deste. Olha com amor para aqueles que estão bebendo o cálice amargo do sofrimento por amor a ti. Ajuda-os para que te sejam fiéis e, se quiseres, livra-os do mal. Ajuda-nos para que nós, se porventura passarmos por dificuldades iguais, sigamos firmes na fé em Jesus até o fim. Por amor a Ele, ouve nossa oração. Amém (Egon Martim Seibert – Meditações para o dia a dia [2017] – Vozes).

 Pe. João Bosco Vieira Leite