Sábado, 06 de março de 2021

(Mq 7,14-15.18-20; Sl 102[103]; Lc 15,1-3.11-32) 

2ª Semana da Quaresma.

“Mas o pai disse aos empregados: ‘Trazei depressa a melhor túnica para vestir meu filho.

E colocai um anel no seu dedo e sandálias nos pés’” Lc 15,22.

“A parábola do Filho Pródigo é, talvez, a mais conhecida das que Jesus contou. Nela Ele relata que um pai tinha dois filhos, e que o mais moço certo dia pediu ao seu pai a parte da herança que lhe cabia. O pai, seguindo os costumes do Oriente, deu-lhe um terço dos seus bens. O moço, tendo recebido o que era seu, foi embora e começou a gastar tudo de um modo dissoluto. De repente, ele estava sem dinheiro. Houve fome e ele começou a cuidar de porcos. E quando quis alimentar-se da comida dada os porcos, foi-lhe proibido. Ele se dá conta da miséria em que se encontra e, arrependido, resolve voltar para casa e pedir que o pai o receba, não mais como filho, mas sim como um escravo seu. E é aí, quando acontece o reencontro, que a surpresa chega junto. O pai ordena aos seus servos: ‘Trazei depressa e vesti nele a túnica mais preciosa, ponde-lhe um anel no dedo e sandálias nos pés’. Em outras palavras, o pai o recebe de volta em sua casa como seu filho. É assim que você e eu podemos e devemos sempre de novo olhar para Deus, o Pai. Ele não deseja que ninguém se perca eternamente; ele quer que o filho, arrependido, volte ao seu convívio para então perdoá-lo e recoloca-lo em sua família. Este é o centro do Evangelho Salvador. Deus é Pai de Amor que recebe em seus braços o arrependido que confia na morte redentora de Jesus. E é a pregação deste Evangelho que Deus confiou à sua Igreja na terra, a você e a mim, que somos a comunhão dos santos. Nunca nos esqueçamos de que há alegria e júbilo no céu por todo o pecador que se arrepende e sai do mau caminho. Vivamos em Cristo, sigamo-lo porque Ele é o Caminho, a Verdade e a Vida, e ninguém irá ao Pai senão por Ele. Amém. – Obrigado, Senhor Deus, por seres Pai de Amor. Não mereço teu amor. Só posso dizer-te, de coração: muito obrigado por me amares tanto. Amém (Egon Martim Seibert – Meditações para o dia a dia [2017] – Vozes).

  Pe. João Bosco Vieira Leite