Quarta, 31 de março de 2021

(Is 50,4-9; Sl 68[69]; Mt 26,14-25) 

Semana Santa.

“Os discípulos fizeram como Jesus mandou e prepararam a Páscoa” Jo 26,19.

“A eficácia da Palavra e a eficiência dos que lhe obedecem. Este pode ser um resumo precioso do episódio que antecedeu o primeiro culto mais forma realizado por Jesus com seus discípulos. Aliás, o pedido de Jesus tinha tudo para dar errado, bastasse os discípulos racionalizarem ou duvidarem da autoridade de Cristo, ou mesmo decidirem resolver a situação de arranjar, do seu jeito, um local para ceia deles com Jesus (cf. Mt 26,14-25). E não sem alguma dose de razão, tanto porque Jesus confiava na criatividade dos discípulos, Ele os desafiou por ocasião da multiplicação dos pães: ‘deem vós mesmo de comer’ à multidão faminta e que está longe de casa. E André logo achou um menino com pães e peixes (Mt 14), mesmo porque o próprio pedido de Jesus soava estranho e vago. Ora, os discípulos certamente conheciam os amigos de Jesus, e seguir um estranho e pedir-lhe um cômodo emprestado, conforme o pedido de Jesus, mais parecia uma extravagância do Mestre. Este é exatamente o segredo de uma fé preciosa: compromisso com os propósitos de Deus e obediência livre, consciente e objetiva à sua Palavra. E isto inclui a todos os seguidores de Jesus, pois o texto de Mateus não indica se foi apenas uma comissão de discípulos a Jerusalém ou mesmo todos, mas a forma de registrar do evangelista (‘os discípulos fizeram’) quer propor este sentido de unidade, comunidade, comunhão, Igreja, seja lá o nome que dê ao conjunto dos fiéis. De quebra, esta obediência coletiva atesta o respeito deste conjunto de fiéis devido ao Salvador, ao mesmo tempo a importância de cada um no trabalho do Senhor e, finalmente, a humildade de servo, de que ao fim e ao cabo, ‘Jesus Cristo é o Senhor para a glória de Deus Pai’. – Senhor, ensina-me a fazer a tua vontade aqui na terra, para que seja feita a minha vontade de estar contigo aqui e na eternidade. Amém (Augusto Jacob Grün – Meditações para o dia a dia [2015] Vozes).

 Pe. João Bosco Vieira Leite