Quinta, 18 de março de 2021

(Ex 32,7-14; Sl 105[106]; Jo 5,31-47) 

4ª Semana da Quaresma.

“Mas há um outro que dá testemunho de mim, e eu sei que o testemunho que ela dá de mim é verdadeiro”

Jo 5,32.

“À primeira vista, quando se lê este texto bíblico, pode parecer que Jesus esteja se referindo a João Batista, aquele que viera ao povo de Israel como seu precursor. É verdade, João Batista deu testemunho a respeito de Jesus e Ele também conheceu isso. Contudo, houve um momento em que João teve dúvidas sobre quem era Jesus, ao ponto de enviar-lhe discípulo que lhe perguntaram se Ele era de fato o Cristo, ou se deveriam aguardar por outro (Lc 7,18-23). Na verdade, aqui Jesus se refere ao próprio Deus Pai. É isso que deduzimos ao lermos Jo 5,36-37 onde Ele afirma: ‘Mas eu tenho maior testemunho do que o de João, porque as obras que o Pai me confiou para que eu as realizasse, essas que eu faço testemunham a meu respeito de que o Pai me enviou. O Pai, que me enviou, esse mesmo é que tem dado testemunho de mim’. O testemunho de Deus Pai, acerca de Jesus, como sendo o seu Filho Amado a quem devemos ouvir, aconteceu no seu próprio Batismo. As obras que Jesus realizou, seus milagres, provaram ter sido enviado pelo Pai ao mundo. E nós, pela sua Palavra, sabemos para que Ele veio ao mundo: para salvar a humanidade da condenação eterna através da sua morte e ressurreição. Hoje o testemunho a respeito de Jesus, o Cristo, Ele próprio confiou aos que nele creem, a você e a mim. É através dele que pessoas chegam a conhecer sua maravilhosa obra de amor. Por isso, não nos calemos jamais: falemos sempre com nossas palavras e vida quem é Ele para que mais gente venha a crer e dar testemunho dele. Amém. – Amado Deus e Pai, graças te dou porque testemunhaste a respeito de Jesus, teu Filho, o Messias que prometeste e enviaste ao mundo para salvar. Obrigado por me confiares este testemunho. Ajuda-me para que eu não te decepcione. Amém (Magda Brasileiro – Meditações para o dia a dia [2015] Vozes).

Pe. João Bosco Vieira Leite