Sexta, 26 de fevereiro de 2021

(Ez 18,21-28; Sl 129[130]; Mt 5,20-26) 

1ª Semana da Quaresma.

“Se a vossa justiça não for maior que a justiça dos mestres da Lei e dos fariseus,

vós não entrareis no Reino dos céus” Mt 5,20.

“Carlos Alberto era uma pessoa estimada na comunidade onde congregava. Dominicalmente estava presente e se colocava à disposição do ministro da Igreja para qualquer serviço. Quando falava com os irmãos, salientava as boas ações que fazia, como, por exemplo, dar comida aos pobres, ajudar um asilo e fazendo-lhes visitas semanais, ler a Bíblia, orar pela Igreja, especialmente aquela que estava passando por perseguições no mundo, e assim por diante. Ele, no entanto, não gostava do ‘seu’ Joaquim, com quem tivera uma discussão uma vez na festa paroquial. Ao invés de servir as mesas, ele queria ficar sentado no caixa, recebendo os cartões e eventuais pagamentos. Eles discutiram e nunca mais se falaram. É exatamente sobre isso que Jesus falou nas palavras bíblicas de hoje. Quem pensa que cumpre todos os pontos da lei, mas erra num só, vai ter que se esforçar, e muito, para entrar no Reino dos Céus. Sim, dependendo do que fazemos não chegamos à vida eterna. Antes, porém, dependemos do que Jesus fez, do pagamento que Ele efetuou na cruz pelos nossos pecados, da sua ressurreição que é a garantia de sua vitória e da nossa. Quem crê nisso, esse sim, terá entrada livre nos céus, será um bem-aventurado de Deus. A perfeição, aqui no mundo, nunca poderemos alcançar. Dia após dia erramos contra a Lei do Senhor. E pecar contra ela significa merecer, isso sim, sua condenação. Por isso, a palavra de Jesus: ‘Se a vossa justiça não for maior do que as dos escribas e fariseus (pessoas que julgavam merecer a vida eterna), não entrareis no Reino dos Céus’. Demos graças a Deus que Ele nos salvou através do ato de amor de seu filho, Jesus. Que você e eu, em resposta a este amor, por termos sido salvos, vivamos uma vida que lhe seja agradável. Amém. – Pai nosso, através das coisas que faço, não mereço a vida eterna. Obrigado que salvaste através de Jesus. Mantém em mim esta fé até o fim. Amém (Egon Martim Seibert – Meditações para o dia a dia [2017] – Vozes).  

Pe. João Bosco Vieira Leite