Quarta, 17 de fevereiro de 2021

(Jl 2,12-18; Sl 50[51]; 2Cor 5,20—6,2; Mt 6,1-6.16-18) 

Cinzas.


“Em nome de Cristo, nós vos suplicamos: deixa-vos reconciliar com Deus” 2Cor 5,20b.

“O Apóstolo Paulo, de acordo com vários comentaristas bíblicos, escreveu a sua Segunda Carta aos Coríntios entre 56 e 57 d.C. na cidade de Filipos, hoje Grécia. Corinto, capital da província romana de Acaia, também na Grécia, tinha entre 100 e 700 mil habitantes na época. Era cidade importante, ponto de partida da rota comercial entre o Ocidente e o Oriente. É aos cristãos desta cidade que Paulo pede para que se deixem reconciliar com Deus. E por que ele pede isso? Porque somente por meio da fé em Cristo o ser humano podia e pode receber reconciliação com Deus, a adoção de filhos, isto é, fazer parte da família do Senhor, receber o seu perdão e, consequentemente, a vida eterna. A reconciliação com Deus é necessária para cada um de nós. Sem ela estaríamos perdidos para sempre. Contudo, pela Escritura Sagrada podemos ter esta certeza, de que por meio de Jesus Cristo, Deus, o Pai, reconciliou consigo o mundo inteiro, não imputando mais aos seres humanos as suas transgressões (2Cor 5,19). Foi lá na cruz que Jesus pagou, com o derramar do seu sangue, o preço da nossa reconciliação. Sim, foi o sangue de Jesus que nos purificou de todo o pecado (1Jo 1,7); é em Jesus Cristo que temos a redenção, pelo seu sangue, a remissão dos pecados, segundo a riqueza da sua graça (Ef 1,7). Que você e eu, que fomos reconciliados com Deus porque cremos no seu Evangelho, a boa notícia da salvação, continuemos firmes nesta fé e que, com alegria e disposição, demos testemunho da verdade que salva aos descrentes que vivem ao nosso redor para que, pelo poder do Espírito Santo, arrependam-se, creiam e sejam salvos também. – Amado Deus, eu te agradeço que vieste ao meu encontro com o teu Evangelho e que, pela ação do teu Espírito Santo, vim a crer e fui reconciliado contigo. Ajuda-me para que nunca me afaste de ti. Fortalece-me para que seja testemunha de tua salvação. Amém (Egon Martim Seibert – Meditações para o dia a dia [2017] – Vozes).

Pe. João Bosco Vieira Leite