Sábado, 06 de fevereiro de 2021

(Hb 13,15-17.20-21; Sl 22[23]; Mc 6,30-34) 

4ª Semana do Tempo Comum.

“Não vos esqueçais das boas ações e da comunhão, pois esses são os sacrifícios que agradam a Deus”

Hb 13,16.

“Deus é bondoso! Absolutamente bondoso. Talvez você saiba disso. Porém os pecados e maldades do dia a dia, os problemas e os dissabores da vida nos fazem perder um pouco desta percepção. Devemos sempre nos firmar no fato de que ‘todas as coisas cooperam, para o bem daqueles que amam a Deus’ (Rm 8,38). O amor de Deus nos constrange e nos leva a querer agradecer, retribuir, louvar a Deus. Este desejo humano é bom e aceitável, mas, às vezes, este sentimento nos leva a criar ações e cerimônias que Deus não espera de nós. Muitas vezes criam sacrifícios e rituais que, ao invés de agradarem a Deus, acabam enchendo-o de ira. Deus diz: ‘Este povo honra-me com os lábios, mas o seu coração está distante de mim. E em vão me adoram ensinando preceitos e doutrinas que são preceitos de homens’ (Mt 15,8-9). O que o bondoso Deus quer é que sejamos bondosos uns com os outros. Ele deseja que você seja generoso com as pessoas ao seu redor e que as ajude. Simples assim! Deus nos orienta a ama-lo amando ao próximo. Pois como poderemos amar a Deus a quem não vemos, se não amamos as pessoas ao nosso redor, a quem vemos e conhecemos! (1Jo 4,20). Ao abrirmos a Bíblia e lermos o relato de Mt 25,31-46 percebemos que Jesus diz com clareza: ‘todas as vezes que fizeste isso a um dos pequeninos irmãos, a mim o fizestes’ (Mt 24,40). Ajude! Ofereça um ombro amigo coloque suas mãos ao trabalho em favor de alguém e assim estarás prestando um verdadeiro culto e uma verdadeira adoração a Deus. – Querido Deus e Pai. Obrigado pela tua bondade e misericórdia para comigo. Transforma meu coração, para que, renovado pelo teu amor, possa agir com bondade com as pessoas ao meu redor. Em nome de Jesus. Amém (Ismar Lambrecht Pinz – Meditações para o dia a dia [2015] – Vozes).

 Pe. João Bosco Vieira Leite