Sexta, 06 de novembro de 2020

(Fl 3,17—4,1; Sl 121[122]; Lc 16,1-8) 

31ª Semana do Tempo Comum.

“E o senhor elogiou o administrador desonesto, porque ele agiu com esperteza. Com efeito,

os filhos deste mundo são mais espertos em seus negócios que os filhos da luz” Lc 16,8.

“Muita gente ao ler o evangelho de Lucas (16,1-8) imagina, à primeira vista, que Jesus está elogiando a desonestidade do administrador. Não, não é isso. Na verdade, o que Ele faz é elogiar a sua esperteza e chamara a atenção dos que eram seus seguidores, os filhos da luz, para que estes fossem espertos também. Em momento algum, nos ensinamentos do Salvador Jesus que estão registrados no Novo Testamento, Ele incentivou a desonestidade. Pelo contrário, já no sermão do Monte deixou claro o que Ele espera dos seus seguidores, a saber: ‘Sede vós perfeitos como é o vosso Pai celeste’ (Mt 5,48). Por acaso já nos demos conta de que podemos ser espertos aproveitando oportunidades que por vezes aparecem em nossas vidas para dar um bom testemunho de nossa esperança a respeito da ressurreição? Quantos já se deram conta de que no dia de finados, quando os corações de boa parte das pessoas que estão indo ao cemitério estão receptivos a uma palavra de conforto, poderíamos entregar um folheto bíblico que fale da ressurreição para vida eterna? Quantos o têm feito junto aos vizinhos, colegas de trabalho, de estudo em outras ocasiões? Ser esperto e aproveitar oportunidades para falar de Cristo aos outros, eis uma maneira de mostrarmos também serviço ao nosso Salvador. Continuemos, pois, pedindo a Ele que não nos deixe cair em tentação, que nos ajude a manter-nos honestos no nosso dia a dia. Amém. – Senhor Deus, reconheço que nem sempre tenho sido esperto e aproveitando oportunidades para mostrar aos que me cercam que Jesus é o meu Salvador. Por vezes sou um verdadeiro moscão. Ajuda-me a ser esperto e aproveitar as chances que aparecem para te servir com alegria e esperteza. Em nome de Jesus. Amém (Egon Martim Seibert – Meditações para o dia a dia [2015] – Vozes).

 Pe. João Bosco Vieira Leite