Quinta, 12 de novembro de 2020

(Fm 7-20; Sl 145[146]; Lc 17,20-25) 

32ª Semana do Tempo Comum.

“Jesus respondeu: ‘O Reino de Deus não vem ostensivamente. Nem se poderá dizer: ‘Está aqui’ ou ‘está ali’, porque o Reino de Deus está entre vós’” Lc 17,20b-21.

“O contexto bíblico da passagem que você acabou de ler mostra-nos que Jesus estava sendo interrogado pelos fariseus a respeito de quando viria o Reino de Deus. Os fariseus eram um grupo de pessoas que se dedicava ao estudo da Torá, palavra que pode significar lei, como também instrução ou doutrina, cujo conteúdo encontra-se nos cinco primeiros livros do Antigo Testamento, escrito pelo profeta Moisés. Diante da pergunta é que Jesus afirma que o Reino de Deus não vem de forma ostensiva, que ele já estava no meio deles. Em Lc 11,20 Jesus já dissera a um outro grupo que o fato de ele expulsar demônios pelo poder de Deus era sinal de que o Reino de Deus já havia chegado até eles. É verdade, aqui Jesus não mostrou como ele era criado, mas ao lermos outras passagens do Novo Testamento vemos que o Reino de Deus deve-se à ação transformadora do Espírito Santo através da pregação do Evangelho e da administração do Sacramento do Batismo. Nós, cristãos, pertencemos ao Reino de Deus. Tornamo-nos parte dele pelo Santo Batismo, quando crianças, ou quando já maiores, alguém nos testemunhou que Jesus nos salvou ao morrer na cruz e ressuscitar ao terceiro dia. Sim, o Reino de Deus está no meio de nós. Onde dois ou três se reunirem em nome de Jesus, ali Deus está presente. Por isso, sejamos sempre agradecidos porque o Reino de Deus veio até nós pelo testemunho de imigrantes cristãos. E cada um de nós, que dele faz parte, seja sempre testemunha, com palavras e ações, do Evangelho de Cristo para que mais pessoas sejam por ele atingidas e venham a fazer parte de seu Reino. Amém. – Amado Salvador, eu te agradeço que teu Reino está entre nós. Ele se estabeleceu pela pregação do Evangelho e pela administração dos Santos Sacramentos. Ajuda-nos para que o mesmo se mantenha entre nós. Amém (Egon Martim Seibert – Meditações para o dia a dia [2015] – Vozes).

 Pe. João Bosco Vieira Leite