Segunda, 9 de novembro de 2015


(Ez 47,1-2.8-9.12; Sl 45[46]; Jo 2,13-22) 
Dedicação da Basílica de Latrão

A Igreja celebra hoje a dedicação da primeira basílica cristã, sede do papa, no século IV. Mais do que a história desse templo queremos reconhecer esse espaço privilegiado do encontro entre Deus e o homem a partir da dinâmica simbólica que comporta a própria liturgia e a arte que compõe muito desse ambiente de encontro da família cristã.

Para expressar o mistério em que estamos envolvidos, a partir desse local de encontro, a liturgia nos traz um texto de Ezequiel que traduz uma visão do profeta dessas águas que emanavam do templo e que levavam vida aonde chegavam. Assim podemos entender os vários aspectos da vocação de cada comunidade que gera e sustenta a vida ao seu redor em todos os sentidos.

O texto de João nos traz o zelo de Jesus por este mesmo espaço da visão profética, condenando toda desvirtuação do sentido primeiro, o que pode parecer um exagero por parte do Nazareno, reflete a fragilidade da própria religião do risco de perder o seu verdadeiro sentido. Cada comunidade cristã é um espaço consagrado, dedicado ao exercício da fé e da comunhão com Deus e exige da nossa parte atenção e zelo, sem deixar de reconhecer que o verdadeiro templo de Deus somos nós mesmos, casa primeira onde Deus quer morar. 



Pe. João Bosco Vieira Leite