Quarta, 28 de abril de 2021

(At 12,24—13,5; Sl 66[67]; Jo 12,44-50) 

4ª Semana da Páscoa.

“Jesus exclamou em alta voz: ‘Quem crê em mim não é em mim que crê, mas naquele que me enviou’”

Jo 12,44.

“O discurso ‘crer em Cristo é crer em quem me enviou’ tinha, num primeiro momento, uma direção definida, os líderes israelitas que não o aceitavam como o Messias enviado por Deus. No entanto, o ensinamento deste discurso é universal. Tanto isto é verdade que logo adiante Jesus tem o cuidado de afirmar que a diferença entre Ele e o Deus que o enviou é que ‘Jesus veio para salvar os homens, enquanto que o trabalho de julgar o mundo não é dele’ (47). Jesus foi muito habilidoso neste sentido, na medida em que os israelitas aceitavam a divindade do Deus que Jesus pregava, mas não o aceitavam como o Messias que o Pai enviou. Por isso, Ele insiste que não prega o que lhe convém ou o que lhe agrada, mas prega única e exclusivamente o que Deus ordena. Isto faz sentido, pois o preconceito e a rejeição que os líderes tinham contra Jesus não poderiam sobrepor-se ao que Ele pregava. Além do mais, os líderes deviam saber que seriam julgados por aquele Deus de quem Jesus se diz enviado. Jesus tinha todo o direito de chamar a atenção para sua própria pessoa. Ele não o fez, justamente para que a atenção das pessoas fosse destinada ao seu ensinamento. O Salvador teve uma passagem grandiosa e abençoada aqui na terra, e até chamou a atenção para este fato dizendo ‘como eu fiz, façais vós também’, mas não o fez por vaidade, mas para reafirmar que é tão somente a fidelidade à Palavra de Deus – como Ele mesmo estava experimentando –, que permite ao ser humano aqui na terra uma vida preciosa e abençoada. Os seres humanos são sensíveis aos ‘messias humanos’, líderes religiosos que privilegiam sua pessoa em detrimento da Palavra. Jesus não agiu como tal, para evidenciar que a atenção das pessoas se destina à Palavra de Deus. Garantia de Deus? ‘As minhas palavras não passarão’. – Creio em ti, ó Cristo, por causa da Palavra que Tu pregaste. Obrigado por mais este serviço a meu favor. Amém (Augusto Jacob Grün – Meditações para o dia a dia [2015] Vozes).   

 Pe. João Bosco Vieira Leite