Segunda, 11 de dezembro de 2017

(Is 35,1-10; Sl 84[85]; Lc 5,17-26) 
2ª Semana do Advento.

“Com o termo adventus – Advento – indicava-se, na antiguidade, a visita de um soberano ou de um alto funcionário, visita julgada importante para a vida de um povo que, nalgumas cidades, inclusive se determinava que se começasse a contar uma nova era. Neste contexto cultural não causa maravilha que, nos livros do Novo Testamento, a vinda do Senhor Jesus seja apresentada como um ‘advento’. No entanto, este termo não se entendia como – como poderíamos esperar – a chegada do Filho de Deus ao mundo, o dia do seu nascimento, mas sim o Seu aparecimento na glória. Hoje nós não esperamos a vinda do Messias – que já apareceu em Belém há mais de dois mil anos – mas a Sua manifestação ao mundo. É nesta perspectiva que adquire sentido o tempo que dedicamos à preparação do Natal, tempo que mais do que ‘Advento’, deveria ser chamado ‘preparação para o Advento’” (Giuseppe Casarin – Lecionário Comentado – Paulus).

Às promessas do Senhor transmitida pelo profeta e ao convite à alegria, mesmo em meio a desolação em que se encontrava o povo, ele anuncia um tempo novo com a vinda do Messias, a liturgia responde ao nosso profeta com o salmo 85,9-14: “O salmo é um hino de glória que aflora aos lábios de quem, acolhendo o Senhor na sua vida, pode testemunhar os efeitos benéficos da Sua vinda: a paz, a salvação, a justiça” (Giuseppe Casarin – Lecionário Comentado – Paulus).


 Pe. João Bosco Vieira Leite