Quarta, 13 de dezembro de 2017

(Is 40,25-31; Sl 102[103]; Mt 11,28-30) 
2ª Semana do Advento.

“As leituras bíblicas deste tempo litúrgico foram escolhidas para despertar em nós disposições interiores que permitem ao Senhor entrar na nossa vida, na vida das nossas famílias, da nossa sociedade e do mundo inteiro. A primeira leitura dos dias feriais é tomada do livro de Isaias e os textos do Evangelho foram escolhidos em sintonia com o tema introduzido pelos oráculos do profeta” (Giuseppe Casarin – Lecionário Comentado – Paulus).

O salmo 103 (vv. 1-4.8.10) que complementa nossa meditação a partir da 1ª leitura. Atribuído a Davi, esse canto de ação de graças que fala da bondade e da compaixão de Deus. “Às vezes, preciso de uma boa chamada. Relaxo em meu compromisso com o Senhor. Começo a lamentar, a me queixar ou ficar com peninha de mim. Então, um bom amigo ou minha corajosa esposa vem em meu socorro para me lembrar, de maneira muito clara, tudo o que Deus tem feito por mim. Como seria melhor, no entanto, se eu aprendesse a enfrentar minha própria tendência a me desviar! E se cada dia pregássemos um salmo 103 para nós mesmos, apenas lembrando-nos como Deus é grande, bom e gracioso e como ele tem trabalhado de maneira poderosa em nossa vida para nos curar, nos ajudar e purificar? E se eu olhasse no espelho e dissesse: ‘Tudo bem alma; agora bendiga o Senhor. Vamos lá’? É maravilhoso que os anjos bendigam a Deus (v.20) e que as obras de Deus o bendigam (v. 22), mas é hora de eu bendizer a Deus também. ‘Bendiga o Senhor a minha alma’” (Douglas Connelly - Guia Fácil para entender Salmos - Thomas Nelson Brasil).


 Pe. João Bosco Vieira Leite