Terça, 25 de abril de 2017

(1Pd 5,5-14; Sl 88[89]; Mc 16,15-20) 
São Marcos Evangelista.

Esta carta que Pedro envia a uma comunidade recém fundada está profundamente marcada pelo tom da alegre consciência do dom de Deus que é Jesus Cristo na vida daqueles que abraçaram a fé; também vem carregada de pequenas e importantes orientações. Ela nos serve de pretexto para citar a Marcos como discípulo de Pedro, de quem ouviu o testemunho sobre Jesus a partir das próprias mudanças na vida do apóstolo. Também testemunhou tudo quanto os apóstolos foram capazes de realizar na confiança do mandato de Jesus, e de sua presença entre eles, um pequeno retrato da Igreja nascente, já que Marcos sinaliza a ascensão de Jesus aos céus. Na sua carta, Pedro convida a resistir, “fortes na fé, certos de que iguais sofrimentos atingem também os vossos irmãos pelo mundo afora”. É interessante esse destaque porque “Marcos é de modo especial o evangelista da fé, insiste sobre a fé através da obscuridade, ele tem um sentido muito vivo dessa situação não muito favorável à fé. Sua preocupação não é tanto em desenvolver o ensinamento do Mestre, mas manifestar o Messias crucificado. Apresenta Jesus entre pessoas que, depois do primeiro entusiasmo, o rejeitam; com os doze, escolhidos por Ele, que não entendem, que têm um coração endurecido, fechado à sua mensagem e à sua pessoa. Pedro mesmo que reconhece em Jesus o Messias não quer aceitar o caminho, que é caminho de cruz. A mensagem da fé se desenvolve na provação” (Albert Vanhoye – Il Pane Quotidoano dela parola – PIEMME). 


Pe. João Bosco Vieira Leite