Quinta, 10 de dezembro de 2015


(Is 41,13-20; Sl 144[145]; Mt 11,11-15) 
2ª Semana do Advento

O profeta segue numa visão bastante bela e surpreendente da ação de Deus de modo forte e caloroso que faz o aparentemente insignificante um poderoso carro de batalha. Talvez o profeta esteja se referindo as conquistas de Israel. O texto traz imagens antigas da travessia pelo deserto para anunciar um novo êxodo. Em todas as situações da história o homem é chamado a reconhecer, pela fé, a ação de Deus que supera o simples ato de criar, Ele quer salvar.
No domingo anterior foi nos apresentada a figura do Batista, recolhemos de Mateus um elogio do próprio Jesus. “Nenhuma figura bíblica, a não ser Maria, aparece com tanta freqüência no calendário litúrgico como João Batista, filho de Isabel e Zacarias. Seu nascimento é celebrado com uma Eucaristia na véspera, do dia 23 de junho, e com uma missa própria no dia seguinte. No dia 20 de agosto, a Igreja celebra o seu martírio. Mas será no Advento que sua presença será mais notada. No segundo domingo, o Batista, falando em nome do Senhor, nos indica o caminho do retorno à alegria e à luz. E para isto, ele nos propõe a Conversão da mente e do coração. Ele nos convida a esperar na oração e com humildade aquele ‘que vai limpar a eira e recolher seu trigo no celeiro’ (Evangelho do Ciclo A – Mt 3,1-12). João prega a penitência, a renúncia a toda sorte de maldade e injustiça... Sua vida no deserto, a austeridade no vestir e a maneira parca de alimentar fazem dele a testemunha qualificada da única alegria. João apaga-se diante de Cristo afirmando: ‘Depois de mim vem o mais forte do que eu. Não sou digno de, abaixando-me, desamarrar a correia a correia das sandálias dele’ (Evangelho do Ciclo B – Mc 1,1-8). João não constrói nada para si mesmo, quer somente prepara os caminhos do Senhor. O próprio Deus o quer Precursor e prepara-o para isto. Desempenhando plenamente a sua missão de indicar o cordeiro de Deus, já presente entre os homens, João Batista  é feliz, muito feliz. Considera-se amigo de Cristo: ‘Aquele que tem a esposa é o esposo. O amigo do esposo, porém, que está presente, e o ouve, regozija-se sobretudo com a voz do esposo. Nisto consiste a minha alegria, que agora é completa’ (Jo, 3,29)”. (Pe. Joviano)



Pe. João Bosco Vieira Leite