Quinta, 18 de janeiro de 2018

(1Sm 18,6-9; 19,1-7; Sl 55[56]; Mc 3,7-12) 
2ª Semana do Tempo Comum.

As relações entre Davi e Saul começam a ‘azedar’ por causa do ciúme e da clara percepção de uma escolha divina e popular da pessoa de Davi. É ao sofrimento de Davi, que muitas vezes terá que se esconder de Saul que o persegue, que o salmo dá voz e complementa a meditação da Palavra. O salmo 56 (vv. 2-3.9-10.12-13) é atribuído a Davi e reza a perseguição de alguém próximo, talvez um amigo, que se volta contra ele. Davi pede ajuda. “Alguém descreveu o salmo 55 como ‘ataque de ansiedade agudo’. Não se trata de um leve ataque de nervos; trata-se de estresse em último grau. Nós ainda enfrentamos o estresse, e, assim como Davi, ainda estamos procurando a solução rápida. Queremos sair de debaixo da pressão assim que possível, o quanto antes. Nossa cultura tenta minimizar as coisas. Estressado? Tire férias, compre um carro novo, tome um remédio. Se a vida parecer totalmente impossível, tome cinquenta comprimidos de uma vez. Davi percebeu que a resposta para o pânico e para o medo não é fugir dos problemas, mas enfrentá-los. A vida pode parecer fora do controle, mas nossas circunstâncias não estão aparte da preocupação de Deus. O que quer que estejamos passando, Deus permitiu que aconteça. Ele usará isso para sua glória e para nosso benefício. Quando o pânico vier, firme-se nas promessas de Deus. Concentre-se em quem ele é e naquilo que com que ele se comprometeu a fazer em sua vida. Então lance suas preocupações sobre o Senhor. Ele não o criou para carregar esses fardos. É ele quem carrega o fardo, quem levanta o peso; ele é a torre segura na tempestade, o protetor daqueles que confiam nele. Davi não era tão ingênuo espiritualmente a ponto de achar que uma oração de cinco minutos acabaria com todos os seus medos e ansiedades. Ele sabia que, enquanto lançamos nossos fardos sobre o Senhor, não demoramos nada para toma-los de volta. Por isso ele continuou a buscar o Senhor”  (Douglas Connelly - Guia Fácil para entender Salmos - Thomas Nelson Brasil).  


Pe. João Bosco Vieira Leite