Segunda, 23 de abril de 2018


(At 11,1-18; Sl 41[42]; Jo 10,1-10) 
4ª Semana do Tempo Comum.

“Também aos pagãos Deus concedeu a conversão que leva para vida!” Com essa expressão os judeus convertidos são levados a compreender que a salvação em Jesus Cristo transpõe as barreiras da religião. Uma nova etapa vai se abrindo na dinâmica da evangelização da Igreja nascente e preparando o terreno para a ação de Paulo e seu acolhimento.  Vontade de Deus conduzida pela ação do Espírito. O salmo 42,2.3 e 43,3.4 são colocados como voz de quem, de alguma forma, tem procurado Deus desde sempre. Esses dois salmos, provavelmente já foram um único salmo. Quando nos colocamos diante dessa oração e sentimos a força dessa expressão do autor, nos perguntamos como e onde anda a nossa sede de Deus: “Há quanto tempo você não sente sede de Deus? Talvez, enquanto lê este livro, você se sinta longe do Senhor. Você pode estar desanimado ou deprimido; talvez esteja exausto de buscar sucesso ou segurança financeira; talvez perceba, ao parar por um minuto e realmente pensar nisso, que é o responsável por colocar essa distância entre você e Deus. Não é de surpreender que esteja desanimado. Deixe que o Espírito Santo use as palavras desses salmos para instigar um anseio por Deus em seu coração. Em seguida, busque um relacionamento restaurador com o Senhor, como se sua vida espiritual dependesse disso – e na verdade depende. Vida, luz, alegria e paz são encontradas somente em uma caminhada correta com Deus” (Douglas Connelly - Guia Fácil para entender Salmos - Thomas Nelson Brasil).

Pe. João Bosco Vieira Leite