Quarta, 10 de maio de 2023

(At 15,1-6; Sl 121[122]; Jo 15,1-8) 

5ª Semana da Páscoa.

“Vós já estais limpos por causa da palavra que eu vos falei” Jo 15,3.

“Há no ser humano uma sujeira que lhe adere, uma sujeira imperceptível que lhe dirige os atos e mesmo os pensamentos, uma sujeira tão comum que leva o ser humano a acreditar que lhe seja ela natural, e tão natural que ele tem até o direito de a manifestar. Nos tempos atuais, essa dita sujeira nem é mais olhada como tal. Observem, por exemplo, os programas religiosos televisivos. Quantos deles falam na dita cuja: o pecado? Quantos acentuam a culpa herdada, essa que destrói o livre-arbítrio e leva o ser humano a sempre se afastar da graça de Deus mesmo quando procuram a Deus com todo o seu desespero? Pois bem, essa tal sujeira, a saber, o pecado, não se lava com boas intenções nem com sofrimentos. Ela é limpa pela Palavra de Deus e por uma palavra toda especial: o Verbo (‘No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus’ – Jo 1,1). Se, pois, Jesus é o Verbo, ao pregar. Ele se prega a si mesmo – tanto ao anunciar a vontade do Pai quanto a estar colado na cruz. Era por isso, e só por isso, que os discípulos estavam limpos e aptos a praticar as boas obras que o Pai lhes havia determinado, pois só aquele que permanece na videira (cf. Jesus em Jo 15,5) produzirá muito fruto. E Ele ainda acrescenta: ‘[...] sem mim nada podeis fazer’. A limpeza, portanto, é o perdão e sua aceitação, definida como fé. Na cruz temos a expressão máxima do perdão; na fé, a máxima expressão da humildade que surge da humilhação de sermos declarados pecadores, isto é, sujos espiritualmente e indignos de realizar qualquer coisa boa – mesmo que o queiramos fazer com todas as nossas forças. Lembremo-nos, porém: Cristo morreu por nós. Cristo nos limpou. Isso nos alegra. – Tua Palavra nos limpa. Por isso, eu, pecador com lascas de sujeira pelo corpo e pela alma, ao olhar pela viseira da cruz, vejo-me totalmente limpo, mas ao olhar pela viseira do meu próprio eu, vejo-me como sujo e indigno. Mas sei que me olhas sempre pela viseira da cruz. Por isso, pela fé, sei que estou limpo. Amém” (Martinho Lutero Hoffmann – Meditações para o dia a dia [2017] – Vozes). 

Pe. João Bosco Vieira Leite